Americanas anuncia compra da Imaginarium e da Puket

foto: divulgação/Imaginarium

Por: Pedro Leal

22/04/2021 - 09:04 - Atualizada em: 22/04/2021 - 09:32

A rede de hipermercados e e-commerce Lojas Americanas, controlada pela IF Capital Ltda. dos bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, anunciou a aquisição de 70% das ações do Grupo Uni.co, dono da catarinense Imaginarium, e das lojas Puket, MinD e Lovebrands.

O acordo prevê a compra da outra parte de ações (30%) em três anos. Esta é mais uma negociação de marcas brasileiras nesta fase de consolidações devido à pandemia.

Fundada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, pelo médico paulista Luiz Sebastião Rosa e a esposa em 1991, a Imaginarium é líder nacional em “fun design”.

O casal começou a fazer peças divertidas para as filhas Nanina e Cecília, agradou vizinhos, amigos e o resultado foi a criação de uma marca que hoje produz anualmente milhares de itens inovadores e exclusivos. Está presente com lojas na maioria dos shoppings do país e tem forte atuação em vendas virtuais.

A marca Puket, que produz vestuário divertido, também teve controle catarinense por um tempo. Em 2013, 70% das ações foram adquiridas pelo Grupo Dobrevê, controlado pela Malwee, de Jaraguá do Sul. Em 2016, a marca foi comprada pelo Grupo Uni.co.

O Grupo Uni.co conta com 440 lojas e 1,8 milhão de clientes ativos. O valor do negócio não foi informado pela IF no comunicado ao mercado e a concretização vai depender da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo a companhia, a aquisição está em linha com a estratégia da Americanas de ser “mais relevante no dia a dia dos clientes, oferecendo: Tudo. A toda hora. Em qualquer lugar”.