Agricopel completa 46 anos com olho na expansão

Divulgação/Agricopel

Por: Pedro Leal

25/08/2023 - 08:08 - Atualizada em: 25/08/2023 - 08:44

A distribuídora de combustíveis Agricopel, de Jaraguá do Sul, comemora neste domingo (27) os 46 anos de atuação. O grupo constantemente aposta na diversificação dos seus negócios. A última empreitada é a entrada no segmento de mercados de proximidade, com a inauguração de dois Pontos Mime -um em Joinville e outro em Jaraguá do Sul.

O Ponto Mime surge com a proposta de ser a despensa da casa do cliente. Nele, o consumidor vai encontrar produtos de mercearia, hortifrutis, carnes, bebidas, laticínios, café moído na hora entre outros itens básicos. Uma opção rápida de compra, estilo mercado de vizinhança, facilitando a correria diária.

O plano de expansão do Ponto Mime prevê a abertura de 100 pontos de venda, e em breve, novas lojas devem ser inauguradas. Vale destacar: os “Pontos Mime” não estarão anexados aos postos de gasolina, e sim em pontos estratégicos das cidades.

Em 2023 Agricopel também se tornou o distribuidor exclusivo de lubrificantes Shell, no Paraná (LUB PR). Além da conquista, junto ao parceiro Shell, o grupo comemora outra novidade: a aquisição da SAS (South American Services), empresa produtora de ARLA, um agente redutor líquido automotivo.

A Agricopel é detentora das marcas Mime, Farol, Bioar, Alka e Vectis, consolidando-se como a maior rede de postos de combustíveis do estado; o maior Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR) em volume, de Santa Catarina, e terceiro maior do país; e, conta com a primeira posição nacional no segmento de Arla 32.

O grupo mantém a estratégia de aumentar ainda mais a sua participação de mercado, buscando atuar em diversas frentes, mas mantendo seus valores de entusiasmo, simplicidade e foco nas pessoas. A empresa alcançou um aumento de 38% no faturamento entre 2021 e 2022 e deve continuar nessa crescente em 2023.

Com seus mais de 2,3 mil colaboradores a Agricopel festeja em agosto 46 anos de uma história marcada por luta, conquistas, superação e solidariedade, atuando em diversos projetos sociais junto à comunidade.

História

A Agricopel iniciou as atividades em 1977 como Revendedor Esso em Jaraguá do Sul (atual Mime matriz). Em 1987, nasce a Agricopel TRR e em 1990 inicia a operação Agricopel Distribuidora de Lubrificantes. O ano de 1993 traz um outro marco importante: a inauguração da primeira loja de conveniência no Mime Matriz, uma das primeiras do Brasil.

Posteriormente, em 2000, começam os trabalhos da distribuidora Mime e em 2001 começa a comercializar o GNV (o primeiro posto a atuar com esse combustível em Santa Catarina, em

parceria com a BR). O ano de 2012 foi marcado pela fusão com a Raízen em SC, originando a Raízen Mime, e surge ainda a parceria com a Shell Lubrificantes Distribuição (exclusivo em SC), e o início dos trabalhos da Agricopel Transportes.

Já o ano de 2015 foi marcado pela expansão da TRR com a aquisição de base em Prudentópolis/PR, e em 2016 a parceria com Rede Dom Bosco no Varejo. Dando continuidade na expansão, em 2017 a Agricopel fez a aquisição da base em Cambé/PR e Posto Náutico Farol em Navegantes/SC.

Em 2020 é criada a marca Bioar e também inicia a parceria entre Agricopel e Alka. Em 2022 nasce a marca Vectis e no ano em que comemora os 46 anos de história, 2023, inaugura-se o Ponto Mime.

São décadas de foco no futuro e inovação. O grupo almeja alcançar números ainda mais impressionantes nos próximos anos, atuando sempre com o compromisso de desenvolver produtos de qualidade e soluções eficientes para os cliente