Agricopel chega aos 45 anos, com diversificação de negócios e crescimento de 38%

Por: Pedro Leal

26/08/2022 - 13:08 - Atualizada em: 26/08/2022 - 13:22

No ar. No mar. E, em terra. Da distribuição de commodities à parada estratégica para abastecer, ou, para aquele cafezinho com pão de queijo. A Agricopel, grupo com sede em Jaraguá do Sul, norte catarinense, chega aos 45 anos, apostando na diversificação dos seus negócios, e, consolidando-se como uma marca cada vez mais presente no dia a dia de empresas e públicos consumidores.

A presença nos diversos segmentos, da indústria ao varejo, com inovação e sinergia entre os diferentes mercados de atuação, vem trazendo resultados significativos para a empresa. Somente no último ano, a operação registrou um crescimento de 38%. Para 2022, a estimativa é crescer em 35%. E, nos próximos cinco anos, a meta da organização é ousada: dobrar de tamanho.

Detentor das marcas Mime, Agricopel, Farol, Bioar, Alka e Vectis, o grupo consolida-se como a maior rede de postos de combustíveis do estado; o maior Transportador-Revendedor-Retalhista (TRR) em volume, de Santa Catarina, e terceiro maior do país; e, conta com a primeira posição nacional no segmento de Arla 32.

Além de movimentar a economia, e contribuir para a geração de emprego – no total, são cerca de 1,9 mil colaboradores- , a empresa tem valores muito bem definidos, como o entusiasmo, a simplicidade e o foco nas pessoas. E, também atua fortemente em projetos sociais junto à comunidade.

Neste dia 27, essa história de inovação e sucesso, chega aos seus 45 anos, e, para celebrar, a marca prepara uma série de ações. Eventos, brindes, e até mesmo uma cápsula do tempo, que deve ser aberta ao completar 50 anos, estão previstos entre as comemorações.

História

Em 1977 a Agricopel iniciou as atividades como Revendedor Esso em Jaraguá do Sul (atual Mime matriz). Dez anos depois, em 1987, nasceu a Agricopel TRR. No ano de 1990 inicia a operação Agricopel Distribuidora de Lubrificantes e em 1993 inaugura a primeira loja de conveniência no Mime Matriz.

Posteriormente, em 2000, começam os trabalhos da distribuidora Mime e após um ano, em 2001, a Agricopel foi pioneira no GNV, sendo o primeiro posto do estado em parceria com a BR. O ano de 2012 foi marcado pela fusão com a Raízen em SC, originando a Raízen Mime, além disso, surge a parceria com a Shell Lubrificantes Distribuição (exclusivo em SC), e o início dos trabalhos da Agricopel Transportes.

O ano de 2015 foi marcado pela expansão da TRR com a aquisição de base em Prudentópolis/PR, e em 2016 a parceria com Rede Dom Bosco no Varejo. Dando continuidade no trabalho de expansão, em 2017 a Agricopel fez a aquisição da base em Cambé/PR e Posto Náutico Farol em Navegantes/SC.

Em 2020 a criação da marca Bioar e também a parceria entre Agricopel e Alka. No ano em que a Agricopel comemora os 45 anos de história, 2022, nasce a Marca Vectis.