O grupo Agricopel/Mime comemorou no dia 27 de agosto seus 47 anos com uma novidade, o anúncio de Ana Clara Franzner Chiodini como nova CEO da empresa, com sede em Jaraguá do Sul e forte atuação no varejo, logística e distribuição de combustíveis e derivados de petróleo.
Ana Clara substitui na gestão o pai, Paulo César Chiodini, que assume o Conselho Administrativo da empresa que teve origem em um posto de gasolina fundado pela família, em 1977.
Desde então, a empresa expandiu duas atividades e se tornou a maior rede do estado, com 58 postos e diversificando suas atividades principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Em 1987, foi formado o grupo Agricopel, que emprega mais de 2.300 funcionários, conta com 8 bases operacionais e movimenta mais de 300 caminhões próprios. Na área de distribuição, foram mais de 14 mil clientes atendidos somente em 2023 e no varejo mais de 16 milhões de atendimentos.
Além dos postos, atua no abastecimento dedicado à cadeia da indústria, ampliou uma rede estruturada de lojas de conveniência e, mais recentemente, inovou o varejo regional com a implantação de mercados de proximidade, conhecida como Ponto Mime.
Com parcerias estratégicas, a Agricopel está presente também em negócios inovadores, por meio da Bioar, liderando no Brasil a fabricação e fornecimento do Arla 32, produto que reduz a emissão de CO2 em caminhões e ônibus, máquinas agrícolas, equipamentos industriais e veículos pesados movidos a óleo diesel.
A empresa possui ainda operação de atendimento ao setor pesqueiro com o Posto Náutico Farol, liderando o fornecimento de combustíveis e de outros itens ao segmento.
Compromisso renovado com colaboradores e comunidade
Os 47 anos da Agricopel foram celebrados pela empresa junto aos mais de 2.300 colaboradores com atividades internas durante todo o mês.
No sábado, dia 31, um evento manteve a tradição de homenagear os colaboradores por tempo de empresa, em reconhecimento à participação de todos ao longo dos anos. Na mesma ocasião, Ana Clara reafirmou o compromisso da Agricopel/Mime com a comunidade, com os negócios e com as pessoas que formam o grande time de colaboradores.
“Seguimos com o propósito de criar valor aos nossos clientes, alinhados com a nossa história, pois é um legado de 47 anos que nos orgulha muito. Além disso, vamos continuar contando sempre com uma equipe que também segue apoiada nestes princípios. Seguiremos participando nas comunidades onde estamos presentes, com a geração de emprego e de renda, destinando recursos através de leis de incentivo para programas em diversas áreas, buscando cada vez mais a sustentabilidade econômica e social”, assinala Ana Clara.
Com a mudança na presidência executiva, Paulo César Chiodini assume o Conselho Administrativo, em processo natural de transição que dá continuidade ao desenvolvimento da empresa e visualizando novas oportunidades.
A nova CEO traz para a função a experiência de ter comandado a área administrativa e financeira da empresa fundada pela família, e uma atuação em entidades do meio associativo. Ana Clara foi a terceira mulher a comandar a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul de 2022 a 2024, sendo a mais jovem presidente de uma das mais atuantes entidades do setor produtivo de Santa Catarina, aos 29 anos. Ainda na ACIJS, foi vice-presidente em duas gestões anteriores e, atualmente, também faz parte da diretoria da Federação de Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), além de participar como voluntária em diversas entidades de Jaraguá do Sul.