Na noite desta quinta-feira (28), Joinville ganhou um importante espaço para o desenvolvimento do setor tecnológico. É o Ágora Hub um ambiente aberto, interativo, colaborativo e sustentável, criado para potencializar conexões inteligentes entre atores do ecossistema de inovação e tecnologia.

Com 7 mil metros quadrados, tem 60% de sua área construída destinada a espaços de convivência: locais de descompressão e network, auditório, salas de treinamento e de reunião e praça de alimentação.

“É um local ideal para open innovation, socialização de ideias e transferência tecnológica. Disponibiliza espaços compartilhados e abertos para a comunidade”, pontou Alison Takano, diretor Comercial do Perini Business Park.

O centro de inovação já tem 90% do seu espaço disponível ocupado – o que representa 27 operações, entre elas empresas de tecnologia – como Pollux e Termica Solutions; entidades – como Acate (Tecnologia), Abimaq (Máquinas e Equipamentos) e Abii (Internet Industrial); spin offs, startups, P&D´s, coworking, LinkLab, empresas de capacitação e prestação de serviços de apoio.

“Quando recebemos o Campus da UFSC, percebemos que podíamos alavancar ainda mais o desenvolvimento do Perini no potencial tecnológico, focado neste novo potencial econômico. Pensamos neste espaço e queiramos colocar aqui os atores certos, conseguimos, estamos com quase todas as salas ocupadas, por empresas e pessoas que fazem a diferença no mercado. Isto demostra que conseguimos nosso objetivo”, declarou o presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, Emerson Edel.

O Ágora Hub é o prédio principal do Ágora Tech Park. O parque tecnológico também reúne o campus Joinville da UFSC, com 13 mil m², que oferece oito cursos de engenharia e duas pós-graduações; e o prédio da Conta Azul, que tem 9 mil m².

Emerson Edel, confirma que o master plan do parque tecnológico prevê a construção de mais quatro prédios, o que vai totalizar 73 mil m² de área construída, 140 mil m² de área de terreno e um investimento – 100% privado – de R$120 milhões.

“Confirmamos para os próximos meses o início do projeto e planejamento do segundo prédio”, anunciou Edel.

José Rizzo, CEO da Pollux, empresa que há algum tempo já estava no Perini e agora terá um espaço também no Ágora acrescenta que este ambiente coorporativo é muito importante para a troca de experiências, e interativa de com outros parceiros.

“Além de tudo isso, estar aqui é uma grande propaganda para nossa empresa. Fazer parte desta estrutura, ter este networkin colaborativo é enriquecedor”, completa

A inauguração do empreendimento conta com uma programação de eventos, como o Ágora Talks, que no dia 29 terá a participação de palestrantes de renome internacional, como o espanhol Josep Piqué, da 22, e o israelense Oren Gershtein, da Idealitty Roads; e o Startup Weekend, entre os dias 29 e 31 de março.

Inauguração recebeu centenas de pessoas na noite desta quinta-feira | Foto Windson Prado Rede Ocp News

Sustentável e inteligente

Desde a idealização do Ágora Tech Park, a sustentabilidade está entre as prioridades. O projeto valoriza itens como a iluminação natural, o reaproveitamento da água da chuva, a energia fotovoltaica, ponto de recarga para carros elétricos e um elevador com sistema de regeneração de energia, o primeiro de Joinville.

Emerson Edel ressalta que todo o consumo de água e luz do prédio será acompanhado por meio de um monitor, que vai apresentar também a quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico e do elevador.

Argumenta que o projeto foi pensado de maneira a incentivar o uso de escadas, fomentando a saúde e qualidade de vida de seu público, ação que se fortalece com a instalação de vestiários junto aos bicicletários e opções saudáveis na praça de alimentação. Além disso, a integração com área verde preservada pelo Perini Business Park, visível por todos os corredores e salas do novo parque tecnológico de Joinville, é mais um convite ao bem-estar.

Operações do Ágora Hub

Uma série de empresas iniciam seus trabalhos logo após a inauguração do Ágora Hub, entre elas está o Co.W Coworking Space, as de tecnologia Pollux, Termica Solutions, Axe Tecnologia, 3DTech, GreyLogix, BFS Engenharia, Perfil Energia, AlltechLab e Operand. Também entidades como ABII, Acate, Abimaq, Sepij, Sebrae e Amcham e prestadoras de serviço Grupo Meta, RHBrasil, Martinelli Advogados, Stagio Propriedade Intelectual, Santa Fé Seguros Spin Exponential Business e Escola Conquer. No piso térreo, junto da praça de alimentação, haverá o Lapa Café e a Salsaria.

*Windson Prado com informações de assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?