Os operadores aéreos que transportarem suprimentos, doações ou socorristas para ajudar nas operações de resgate e assistência às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul serão isentos de taxas nos aeroportos de Joinville e Navegantes, em Santa Catarina, até o dia 15 de maio.
A iniciativa conjunta da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e da ABR (Aeroportos do Brasil) visa facilitar e agilizar o transporte de ajuda, e pode ser prorrogada caso a situação de calamidade no RS se prolongue.
Responsável pela operação dos dois aeroportos, a CCR Aeroportos do Brasil, afirma que a isenção se estende a todos os 16 aeroportos sob sua gestão, incluindo o Aeroporto Internacional de Confins, onde possui participação por meio do consórcio BH AirPort.
Os aeroportos administrados pela concessionária são: Curitiba, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Goiânia, em Goiás; Palmas, no Tocantins; Teresina, no Piauí; Petrolina, em Pernambuco; e Pampulha, em Minas Gerais, além dos aeroportos de Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.
As operações aéreas destinadas a prestar ajuda humanitária ao estado devem ser conduzidas apenas por operadores voluntários que tenham coordenado suas atividades com antecedência com a Defesa Civil do Estado.
Para isso, é necessário enviar uma mensagem para o número de WhatsApp divulgado pelo órgão (51 9 8402-7396) com as seguintes informações:
- Tipo de aeronave;
- Capacidade de carga;
- Prefixo;
- Localização atual;
- Número de contato.