O Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu o primeiro voo da LATAM Cargo proveniente de Miami, que inaugura a rota cargueira regular internacional em Santa Catarina. Antes da rota cargueira Miami-Florianópolis, a carga internacional para a região costumava ingressar no Brasil por Curitiba ou por São Paulo.

“Fizemos a escolha certa para abrir esse nosso novo mercado internacional, entendendo a real necessidade dos clientes que temos não somente em Santa Catarina, mas também em toda a região Sul do Brasil”, afirma Diogo Elias, diretor da Latam Cargo Brasil.

“Esta rota é a peça que faltava para alavancar o potencial logístico de Santa Catarina e, por consequência, consolidar aqui um importante polo importador da Região Sul”, observa Ricardo Gesse, diretor geral da Floripa Airport.

Voos serão sempre às segunda-feiras | Foto Floripa Airport/Divulgação

 

Aeronaves de grande porte

A operação regular inédita se tornou possível porque, em outubro de 2019, a Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport que detém a concessão do aeroporto por 30 anos, obteve a homologação para receber aeronaves de grande porte, as de códigos D e E. É este o caso do Boeing 767-300F da Latam Cargo.

“Os investimentos feitos pelo grupo Zurich Airport em melhorias de pátio, de pista e no terminal de cargas tiveram como objetivo garantir infraestrutura e atendimento excelentes, aos moldes da expertise internacional do Grupo. O Floripa Airport Cargo está no mesmo nível dos principais operadores aéreos de cargas do país”, comenta Gesse.

Outra infraestrutura de atendimento importante é a parceria com a DNATA, uma das maiores provedores de serviço de solo do mundo, que passou a operar no aeroporto de Florianópolis recentemente, e é reconhecida por utilizar equipamentos de última geração para atender aeronaves de grande porte.

“Esta rota nos permite oferecer um voo direto, regular e permanente entre os Estados Unidos e Santa Catarina. Assim como fizemos com esta rota, seguiremos focados em oferecer mais destinos nos mercados internacionais e domésticos para estarmos presentes nos mercados relevantes para nossos clientes”, comenta Kamal Hadad, diretor de Alianças e Malha da LATAM Cargo.

 

 

53 toneladas

O voo Miami-Florianópolis será dedicado exclusivamente para o transporte de carga aérea em aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767-300F. O avião é capaz de transportar em média 53 toneladas em cada voo.

Inicialmente, o vôo será semanal, sempre às segundas-feiras e com foco na importação de cargas ao Brasil. A aeronave decolará de Miami sempre às 3h15min (horário local) e pousará em Florianópolis às 13h15min (também horário local). Futuramente, a companhia poderá aumentar a operação se considerar necessário.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp