O Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) representa Jaraguá do Sul no Prêmio Proteção Brasil 2021, reconhecido como uma das mais importantes iniciativas do setor no País.

O núcleo empresarial, que reúne associadas da entidade, foi selecionado na etapa regional com projeto que concorreu entre 112 cases apresentados e no dia 22 de outubro participa de evento de premiação nacional no encerramento do SST 2021– 4º Congresso Brasileiro de Saúde e Segurança no Trabalho, em São Paulo.

Arduino Martins, líder do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Acijs, destaca a importância da distinção como uma demonstração do trabalho desenvolvido dentro das empresas em prol da saúde e segurança dos colaboradores.

O case apresentado pelo Núcleo da Acijs concorreu na categoria Ações Institucionais Voltadas à SST, com o projeto "Onde Tem Informação, Tem Mais Proteção" relacionando o envolvimento das empresas no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

"A pandemia trouxe dificuldades que exigiram adequações à sociedade e com o setor produtivo não foi diferente, mas com a participação de representantes das empresas no Núcleo podemos compartilhar estratégias e principalmente atuar com ações que beneficie a todos", assinala Martins. Ele explica que a iniciativa somou ao trabalho da própria entidade, ao perceber a necessidade de informar corretamente suas associadas da indústria, comércio e prestadores de serviços do município.

"A Acijs e o Núcleo de SST se mobilizaram visando o controle da doença e como empresas e comunidade poderiam evitar a propagação do vírus. Dentre as ações, um guia de prevenção e cuidados foi distribuído ao quadro de associados formado por mais de 1.350 empresas e com isso levando as orientações a todos os públicos. Considerando que as informações num primeiro momento ainda eram incipientes quanto à extensão do problema, o guia buscou de maneira didática, levar à compreensão sobre a importância dos cuidados de cada indivíduo em relação às formas de transmissão, os principais sintomas e meios de prevenção", detalha o projeto.

Como parte da estratégia de disseminação das informações, além de repassar os materiais para as empresas, como cartazes afixados em murais, quadros de avisos e em outros ambientes nas fábricas e áreas de circulação dos trabalhadores, também foram contemplados os supermercados da região com a distribuição para mais de 3.000 clientes e consumidores durante dois dias de ação, e outros 2.000 exemplares do guia para os postos de combustíveis da cidade.

Além da produção de materiais físicos e conteúdos digitais, a iniciativa do Núcleo Empresarial também reforçou as ações da Acijs por meio da plataforma Central de Prevenção que desde o início da pandemia continua atualizando informações seguras e de fontes fidedignas como Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeituras e imprensa, entre outros organismos, auxiliando no combate às chamadas fake news e com isso orientando a sociedade de maneira responsável.

"Esses canais de comunicação permitiram uma ação dinâmica no enfrentamento da doença. Assim que as informações foram chegando e estudos realizados, são divulgadas intensivamente para a comunidade e assim reforçam a importância da prevenção, além de atualizar a sociedade em relação a indicadores de contágios, ocupação de hospitais, na orientação sobre vacinação, decretos do município e estado sobre as diretrizes oficiais das autoridades de saúde, entre outras informações", pontuam os nucleados na justificativa do case.