A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), em parceria com a Católica de Santa Catarina, Cassuli Negócios Corporativos e Instituto Cassuli, promove nesta terça-feira (25) webinar que vai debater as relações entre o ambiente econômico e o meio jurídico.

O evento ocorre às 19 horas e a participação é gratuita, com transmissão pelo canal da Acijs no YouTube.

Participam do webinar como painelistas: Célia Celina Gascho Cassuli, mestre em Ciência Jurídica pela Univali, professora de Direito Tributário na graduação e pós graduação da Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul e Joinville, e doutoranda pela Universidade de Buenos Aires; e Maikon Cristiano Glasenapp, pós-doutor em Direito pela UFSC, head de educação continuada e pesquisa da Católica de SC; o presidente da ACIJS e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, será o mediador do encontro.

O webinar irá abordar a relação entre direito e economia, a aproximação que vem se estabelecendo entre as duas áreas e questões que envolvem o universo de argumentos, fundamentos e justificativas para novas interpretações não apenas das normas jurídicas, mas dos próprios instrumentos e negócios jurídicos.

Os especialistas debaterão sobre instrumentos como entendimentos e ferramentas, o direito de propriedade, a diversidade das espécies de contratos, as teorias da responsabilidade civil e penal, as relações laborais e de consumo, a tributação, as relações societárias, entre outros aspectos.

A programação tem como público-alvo empresários, gestores executivos de todas as áreas, profissionais do campo jurídico e administrativo, assessores e administradores públicos e do terceiro setor que atuam diariamente com base em análises econômicas do direito, visando aspectos como a minimização de custos e a maximização de resultados.

O diálogo entre especialistas e o público tem como perspectiva entender a concreta preocupação com o bem-estar social, o mercado (eficiente e/ou falho), a assimetria de informações que ronda o mundo dos negócios e, até mesmo, as interferências estatais.