A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) está colocando à disposição de empreendedores da região um novo programa com foco na melhoria da gestão e no desenvolvimento dos negócios de seus associados.

O programa de Educação Empresarial está estruturado em três eixos: Diagnóstico, Curadoria e Mentoria. O Diagnóstico visa identificar os problemas e necessidades do empreendedor, indicando soluções que possam auxiliar na melhoria do negócio, com a opção de contar com uma Curadoria ou de uma Mentoria ou, ainda, com as duas ferramentas.

Na Curadoria, o associado contará com o suporte de profissionais da equipe interna da entidade, com recomendações de conteúdos oferecidos por instituições parceiras da Acijs. Na Mentoria, o participante terá à disposição um time de mentores de alto nível, formado por empresários, executivos e profissionais de reconhecido sucesso em suas áreas de atuação. O objetivo da Mentoria é permitir o compartilhamento de vivências dos mentores e assim auxiliar no aprendizado dos mentorados.

Luis Hufenüssler Leigue, presidente da Acijs e do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, explica que a ideia de oferecer aos associados mais uma solução buscando contribuir para a melhor condução dos negócios de empreendedores da região vem sendo discutida pela atual gestão e por diretorias anteriores, que envolveram estudos e planejamento nos três últimos anos. Depois de uma edição piloto, em 2019, e com aprimoramento da proposta no ano passado, a ação está sendo oferecida a associados.

O período de inscrições já está disponível a interessados (associados ou não à entidade) e vai até maio, com realização das atividades de junho a dezembro.

“É um novo olhar no posicionamento da entidade, que historicamente atua fortemente na representatividade empresarial e no envolvimento com a comunidade, agora centrando esforços de maneira articulada também com o viés da educação corporativa. A Acijs já oferecida várias soluções de apoio aos associados e quer cada vez mais contribuir para que os empreendedores tenham acesso ao conhecimento, que pode ser obtido por meio da curadoria, onde o associado terá acesso a um conteúdo apoiado na consultoria da equipe interna, ou na experiência de pessoas que já enfrentaram os mesmos problemas na condução de seus negócios que, com êxito, leva ao desenvolvimento da cidade e região com sustentabilidade econômica e social”, assinala Luis Leigue.

São três ferramentas à disposição dos participantes:

  • Diagnóstico – Como pré-requisito ao programa, o Diagnóstico oferecerá uma visão sobre a realidade do participante e aonde quer chegar em seu negócio. O Diagnóstico será obtido por meio de entrevista que resultará em indicação de trilhas de aprendizagem e um plano de ação
  • Curadoria – A partir do Diagnóstico e do plano de ação, o participante poderá optar por uma curadoria ou mentoria, ou ainda pelas duas alternativas. Na Curadoria, contará com conteúdo personalizado elaborado pela equipe ACIJS ou por parceiros da entidade, de acordo com as necessidades apontadas para o desenvolvimento do negócio
  • Mentoria – Oferece uma solução a partir do compartilhamento da vivência de empresários, membros da diretoria ou de conselheiros, que atuarão como mentores voluntários. Durante encontros presenciais ou online mentorado e mentor trocarão informações e, ao término do programa, o participante terá à disposição um plano de ação que poderá auxiliar na aceleração da carreira pessoal e profissional