Jaraguá do Sul precisa de olhar para o futuro, sustenta o presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Anselmo Ramos - e por conta disto, é preciso investir na capacitação e qualificação de nossos profissionais.

O pensamento é o que está por trás da parceria entre a Acijs e instituições de ensino para oferecer programas de pós-graduação e qualificação em inovação e negócios, que começa a dar frutos neste semestre.

O primeiro "fruto" deste foco é o MBI - Masters in Business Inovation, espécie de "MBA voltado à inovação" - oferecido em parceria entre a Católica de SC, a Acijs e o Centro de Inovação NovaleHub.

"Mas não se trata apenas deste ou aquele curso. Se trata de uma mudança de mentalidade e foco em como pensar a inovação e a formação", explica Ramos.

Segundo o empresário, as novas tecnologias permitiram a ascensão de uma nova cultura empreendedora - que precisa ser estudada e exige capacitação.

"O que se vê muito é uma mudança de cultura. Se antes o lucro era o objetivo do empreendedorismo, agora é consequência. Temos ideias para aplicar, que tem grande potencial, e que precisam de ajuda", diz.

Segundo Ramos, o programa oferecido no NovaleHub e as outras ações planejadas neste novo foco visam não apenas agregar conhecimento aos novos empreendedores, mas também compartilhar novas ideias.

"Queremos uma via de mão dupla de conhecimento, onde novos empreendedores aprendem com quem já está no mercado, mas também acabam por ensinar coisas novas para quem já está estabelecido", explica.

Acompanhando as mudanças

Este trabalho é essencial, pois as referências e os fatores que afetam o empreendedorismo tem mudado em ritmo acelerado, diz Ramos, fazendo com que as antigas ideias tenham que se adaptar para acompanhar as mudanças.

"O empreendedorismo tem muito a ver com o desenvolvimento da cidade e com a qualidade de vida, garantir o sucesso dos nossos empreendedores é também garantir o futuro de Jaraguá", adiciona.

A proposta do curso, que deve começar em agosto,  é ir além da condição de curso de especialização, buscando atender aos profissionais de todos os segmentos econômicos e demais interessados em suas necessidades de criação e na administração, seja em áreas de atividades já consolidadas e que almejam expansão, ou na viabilização de negócios inovadores.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger