Acijs inicia mobilização para criação de Núcleo de Facções Têxteis

Divulgação/Acijs

Por: Pedro Leal

28/03/2024 - 16:03 - Atualizada em: 28/03/2024 - 16:49

Um dos segmentos tradicionalmente mais ativos da região, a indústria têxtil e de vestuário se destaca na economia, movimentando a cadeia produtiva em itens que abastecem os mercados doméstico e internacional. No Brasil, dentro do segmento da indústria de transformação, o setor têxtil é o segundo maior empregador, somando mais de 24 mil unidades produtivas e ativas, segundo a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil).

Com destaque no setor, Santa Catarina assumiu o primeiro lugar no Brasil em produção de vestuário e acessórios, de acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Estado ultrapassou São Paulo em valor de transformação industrial no setor têxtil, ao alcançar a marca de R$ 6,6 bilhões, passando a responder por 26,7% da produção nacional, com base em dados do IBGE de 2018.

Neste contexto, muitos dos grandes negócios contam com o suporte de facções responsáveis por manter o bom volume de produção e, principalmente, a qualidade da marca brasileira junto ao mercado consumidor. A região do Vale do Itapocu se situa como um dos mais importantes polos do setor, e historicamente conta com empreendedores dedicados às facções, com necessidades de organização para se tornarem mais competitivos e com isso obtenham crescimento que atenda as demandas de empresas no segmento de confecções em geral.

Com foco no propósito de dar suporte ao desenvolvimento deste segmento da cadeia da indústria têxtil na região, a ACIJS inicia projeto de sensibilização para a criação do Núcleo Empresarial de Facções. Buscando integrar empreendedores e trazer qualificação na gestão e nos processos, a entidade vai realizar reunião aberta à participação de empreendedores do segmento, detalhando como a organização pode auxiliar na valorização dos serviços e ampliação de parcerias.

O encontro ocorrerá no dia 11 de abril, às 19 horas, no Cejas- Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, e vai contar com a participação do empresário Luiz Carlos Buzzarello, vice-presidente da ACIJS, que atua no setor como sócio proprietário da Buzmaq, que irá compartilhar as experiências e as vantagens do associativismo para fortalecer o setor, além de auxiliar no desenvolvimento e na expansão dos negócios e, consequentemente, da economia de Jaraguá do Sul e região.

O evento é aberto a empresários, profissionais e interessados em fazer parte do Núcleo Empresarial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 98900-7612 e pelo e-mail consultor2@acijs.com.br.