Acijs, Fecontesc e Fiesc unem esforços para potencializar Fundo Social

Por: Pedro Leal

21/09/2021 - 12:09 - Atualizada em: 21/09/2021 - 12:46

Iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e dos Contabilistas (Fecontesc), com apoio da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), um evento online nesta quarta-feira (22) vai apresentar a empresas e a profissionais da área contábil como as leis de incentivo podem beneficiar projetos sociais em Santa Catarina.

A data é consagrada como Dia do Contador e, por meio da live, as entidades buscam somar forças no sentido de ampliar os investimentos sociais apoiados na legislação.

A participação dos contadores é considerada fundamental para conscientizar as empresas a aplicarem parte dos recursos a serem declarados em favor de entidades nas cidades catarinenses, por meio do Fundo Social, uma ação de articulação institucional criada pela Fiesc, por meio do SESI, com o objetivo de promover a cultura do uso dos incentivos fiscais.

A participação é gratuita, com transmissão pelo canal da Fiesc no Youtube e as inscrições podem ser feitas acessando este link.

O tema será abordado pelo assessor de Responsabilidade Social da Fiesc, Sandro Volpato Faria, e pela líder do programa Fundo Social, Andressa Mongruel Martins Vicenzi.

Também participam os presidentes da Fecontesc, Itelvino Schinaider, e da Feconbras – União das Federações dos Profissionais de Contabilidade do Brasil, Tadeu Oneda. Além das palestras, o evento vai apresentar um caso real de investimentos da empresa de energia Engie, pela gerente de Responsabilidade Social Corporativa, Luciane Pedro, com a participação do contador Raul Natal Garbin.

Levantamento da entidade aponta um potencial de R$ 200 milhões que podem ser direcionados por indústrias à áreas como infância e adolescência, à terceira idade, cultura, saúde (atenção oncológica e a pessoas com deficiência), esportes e produção áudio visual.

Para dar visibilidade a iniciativas que podem ser beneficiadas pelas leis de incentivo, o Fundo Social conta com uma plataforma digital onde estão mapeados mais de 70 projetos. Na plataforma também estão disponíveis informações sobre as legislações e informações sobre o programa, que já contempla as regiões de Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Tubarão e Rio do Sul, e que até 2022 deverá alcançar todo o estado.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp