Acijs defende isolamento vertical contra Coronavírus em Jaraguá do Sul

Por: Pedro Leal

26/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 26/03/2020 - 15:32

O pedido feito pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, encaminhado por meio de ofício ao governador Carlos Moisés nesta quinta-feira (26), em que o município solicita mudança no modelo de isolamento definido em decreto estadual, é corroborado pela ACIJS – Associação Empresarial e pelas entidades que compõem a estrutura de enfrentamento ao Coronavírus no município.

O comitê sugere ao governador que a partir da próxima semana seja adotado o modelo de “isolamento vertical”, retomando-se a rotina da maioria da população, e mantendo a segregação social do denominado “grupo de risco”, incluindo os idosos, mediante a implantação de diversos procedimentos a serem definidos e também da avaliação diária da situação.

As entidades são signatárias do documento, juntamente com a Prefeitura, e justificam a medida como necessária diante dos protocolos que Jaraguá tem cumprido no sentido de enfrentar os diagnósticos em fase de investigação e no tratamento aos dois únicos casos registrados no município.

Além disso, enfatiza o presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Luis Hufenüssler Leigue, o município tem se destacado em mobilidade social com vistas a conter o avanço do Coronavírus, estruturando um comitê do qual a entidade faz parte, que reúne representantes de vários setores e apoiando o município na tomada de ações estratégicas.

A Acijs também tem trabalhado na motivação para que empresas e a sociedade se engajem na estruturação do sistema de saúde do município e, ainda, por meio da Central de Prevenção que a entidade coordena, na divulgação de informações fidedignas que promovam a sensação de tranquilidade mais possível, diante do cenário mundial e nacional, visando mitigar ao máximo os efeitos da pandemia na sociedade, seja quanto aos seus impactos econômicos, como nas relações pessoais entre as camadas da comunidade.

Conforme a presidente do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, Emanuela Wolf, Chefe de Gabinete do prefeito Antídio Lunelli, no ofício encaminhado nesta quinta-feira (26) ao governador Carlos Moisés, é enfatizada a boa estruturação de saúde pública no município, a participação efetiva da comunidade no combate ao coronavírus e os avanços obtidos nos últimos dias na orientação e implementação de medidas preventivas.

Cita, ainda, os baixos índices de contágio verificados na região norte do Estado, especialmente em Jaraguá do Sul, são parâmetros que na opinião do comitê corroboram o pedido de flexibilização das regras definidas pelo decreto estadual.

Medidas já adotadas como a criação de serviços de teleconsulta, ampliação dos horários de funcionamento dos postos de saúde e a estruturação dos hospitais da cidade também são ressaltados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema: