Acijs chega aos 85 anos com papel de articuladora do desenvolvimento com sustentabilidade

Foto: Fábio Junkes/arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

16/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 16/06/2023 - 10:33

A Acijs surgiu em 1938 por inspiração de um grupo de empresários do comércio e da indústria, com o objetivo de integrar o setor produtivo em torno de bandeiras como o associativismo e o voluntariado. O movimento ocorre apenas 4 anos após Jaraguá do Sul alcançar a emancipação política e administrativa, que fazia com que muitas decisões fossem subordinadas a Joinville em demandas importantes para o desenvolvimento do município.

Com o passar dos anos, a Acijs se tornou uma das mais importantes entidades de representação da classe empresarial, se estruturando em apoio aos associados para a melhoria da gestão na indústria, comércio e setor de serviços. Também se destacaria pelo envolvimento comunitário, no apoio em áreas como saúde, educação e segurança pública, entre outros temas, e na articulação com o poder público e demais segmentos representativos visando melhorias na infraestrutura e por um ambiente favorável aos negócios.

“Este trabalho da Acijs é um legado valioso para Jaraguá do Sul e região. A entidade sempre pautou sua atuação pelo compromisso com o desenvolvimento de forma sustentável, que passa por uma economia forte e com comunidade bem assistida no bem-estar e qualidade de vida. O ambiente favorável de negócios, a atuação em várias frentes de representatividade, gera um crescimento com qualidade em que todos ganham, não só as empresas, mas a coletividade”, afirma a presente Ana Clara Franzner Chiodini.

Pensando nestas condições favoráveis para o município e região, a Acijs une forças com o poder público, entidades da sociedade e as empresas associadas, como motivadora por melhores condições de saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, entre outras áreas que refletem no dia a dia da população.

A entidade também atua com o objetivo de estimular a economia e o desenvolvimento do setor produtivo, em iniciativas voltadas à inovação, tecnologia e qualificação profissional, apoiando projetos como o Novale Hub, a implantação de Internet 5G e a conectividade do município como Smart City. Propostas alinhadas ao Pacto Regional de Inovação e Desenvolvimento, em áreas de expansão para a reindustrialização e o fortalecimento dinâmico da matriz econômica do município e região.

“O papel da Acijs cada vez mais é de atuar para a promoção destas conexões que geram conhecimento e potencializam o nosso ecossistema empresarial. Ao mesmo tempo em que devemos preservar o legado construído ao longo dos anos, temos o desafio de pensar o futuro. E queremos cumprir essa missão juntos com os nossos mais de 1.500 associados, porque é o que vai nos manter fortes e representativos, com visão de futuro e união. Este é um dos nossos principais valores, um dos pilares da sustentabilidade da Acijs na cobrança e acompanhamento de pautas relevantes para a nossa comunidade, com resiliência e atentos às mudanças que ocorrem ao redor do mundo, enxergando o futuro e as oportunidades”, completa Ana Clara.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).