A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) participou do Seminário Internacional Educação e Inovação, realizado na segunda (11) e terça-feira (12), no Complexo Novale.
O evento reuniu líderes educacionais, empresários, gestores públicos e profissionais da área da inovação, e representou uma importante ação na promoção de práticas formativas voltadas ao desenvolvimento humano e organizacional.
Pacote federal é paliativo importante no apoio às exportadoras, diz FIESC
Organizado pela Escola Olim e pelo Centro de Inovação Novale Hub, o evento teve como propósito refletir sobre o papel da educação como motor de transformação social e econômica.
Siderúrgica joinvilense cresce 33% e fecha segundo trimestre com receita de R$ 2,6 bilhões
Conforme os organizadores, a proposta central foi conectar diferentes saberes e territórios, promovendo um espaço de escuta, troca e inspiração. No primeiro dia, o destaque foi a palestra do professor Andrea Pagano, de Reggio Emilia (Itália), que abordou temas como criatividade, escuta ativa e resolução de problemas na infância.
Como uma das entidades apoiadoras do evento, a Acijs esteve presente no segundo dia do seminário, apresentando o programa de educação empresarial idealizado em 2019, de forma inédita em termos de entidades empresariais da região, com o objetivo de conectar empresas, líderes e colaboradores.
O programa está apoiado em pilares como a promoção do desenvolvimento contínuo de associados e empreendedores em geral, o incentivo à inovação e competitividade, o fortalecimento do ecossistema econômico e social do município e região, e a geração de oportunidades de networking e colaboração.
As ações implementadas pela entidade dentro do programa de educação visam atender a um dos desafios atuais relacionados com gargalos no mercado de trabalho e na qualificação de mão de obra. Ao mesmo tempo, promove ações para a formação de novas lideranças e a melhoria da gestão dos negócios.
Entendendo a educação como um motor de transformação, a Acijs apresentou as diversas soluções que coloca à disposição de associados e empreendedores da região. Deste leque faz parte iniciativas como os Encontros Empresariais, palestras gratuitas e oficinas de capacitação em parceria com o SEBRAE.
Outras ferramentas são as Trilhas Empreendedoras com capacitações práticas e estratégicas para fortalecer competências de gestão, inovação e liderança de colaboradores; o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), o Diagnóstico Empresarial que identifica oportunidades de melhoria a partir da análise do perfil do empreendedor, e Mentorias ministradas por CEOS e executivos de empresas consolidadas, possibilitando aos mentorados vivenciar experiências bem-sucedidas de gestão.
Para conhecer o programa de educação empresarial acesse www.acijs.com.br ou contate (47) 98804-4084 e [email protected]
Destaque ainda para o Summit Empresarial ACIJS, um encontro anual para empresários, diretores, gestores e líderes, com abordagem de temas fda conjuntura, gestão de pessoas e apresentação de cases de sucesso. Em sua segunda edição, o Summit vai acontecer no dia 24 de setembro.
Agenda foca fortalecimento da cultura da inovação
Além da Acijs, o Seminário Internacional Educação e Inovação mostrou outros cases, como a Universidade Corporativa da Agricopel, da Escola da WEG, e apresentações sobre metodologias inovadoras, como a abordagem STEAM pela Escola SESI.
O seminário contou ainda com a presença do professor Andrea Pagano, de Reggio Emilia – Itália, que apresentou aos participantes reflexões sobre educação da infância, criatividade, escuta ativa e resolução de problemas, com base na abordagem que tornou a cidade referência mundial em inovação educativa.
Ele conversou também com mais de 120 educadores da rede pública dos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Corupá e Pomerode para um encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras, escuta sensível, espaços educativos provocadores e o papel do educador como pesquisador e mediador da infância.