A Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) planeja ampliar ainda mais a presença da entidade como representante do setor produtivo do município, por meio do fortalecimento das relações com associados e na interlocução com outros setores da comunidade.
Dentro da estratégia, apresentada na Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada na noite desta segunda-feira (24), no Centro Empresarial, foram apresentadas iniciativas para o incremento de soluções e serviços para as empresas. Faz parte do plano o avanço em ações em áreas como educação corporativa, treinamentos e capacitações, benefícios a colaboradores das empresas associadas, e na articulação com o poder público na busca por melhorias em setores vitais ao ambiente de negócios na região.
Na prestação de contas, foram apresentados os resultados financeiros do último ano e as projeções para 2025, visando a sustentabilidade financeira e o compromisso com as diretrizes que historicamente acompanham as gestões que se sucedem na entidade, desde sua fundação em junho de 1938.
Caroline Obenaus Cani, presidente da Acijs e do Centro Empresarial, reforçou a importância das entidades atuarem integradas ao ecossistema associativo do município, o que gera um ganho coletivo na defesa de pautas comuns a todos os segmentos representativos. Ela enfatiza que as conexões com setores da sociedade trazem mais sinergia entre a classe empresarial e o posicionamento da entidade como uma voz ativa na sociedade. A Acijs conta com 1.669 empresas associadas.
Fidelização de associados, formação de lideranças e melhorias na infraestrutura regional
Além do balanço da atuação durante o ano passado e apresentação de resultados financeiros, a diretoria destacou metas com o objetivo de buscar o aumento do quadro de associados, a ampliação de programas voltados não só a ajudar os empreendedores na melhoria da gestão de seus negócios, como também na educação e fortalecimento de novas lideranças.
Renata D’Aquino Faria, vice-presidente de Marketing falou sobre a campanha “Chega #Junto”, que pretende dar ainda mais visibilidade ao portfólio de soluções para ajudar no impulsionamento dos negócios. A ideia é mostrar aos associados vantagens na utilização de benefícios que a entidade coloca à disposição das empresas, como o sistema de compras coletivas que proporciona vantagens na negociação de preços na aquisição de insumos e outros itens, na locação de salas, no assessoramento jurídico, ou com a emissão de Certificado de Origem e nos cartões para uso pelos colaboradores em uma ampla rede de estabelecimentos credenciados. Além disso, o associado poderá fortalecer suas redes de relacionamento participando de eventos corporativos na entidade, como os Encontros Empresariais, rodadas de negócios, workshops, entre outros serviços.
A qualificação dos modelos de gestão dos diferentes segmentos que formam a base de associados, por meio de treinamentos, elaboração de diagnósticos que apontam caminhos para cada tipo de negócio e o papel da entidade na preparação de líderes, foram destacados pela vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial, Juliana Rodermel Joaquim. Ela falou sobre os programas de educação empreendedora, implementados nos últimos anos e com novidades para 2025. Além do Diagnóstico, que utiliza a ferramenta de análise comportamental, são oferecidas Mentorias e Curadorias com Trilhas de Conhecimento abrangendo áreas do dia a dia dos empreendedores. Voltado a executivos e profissionais de áreas estratégicas, o Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) é outro destaque da programação, que se estende ao longo do ano.
Com o mesmo propósito de oferecer aos associados e demais empreendedores da região informação e conhecimento, a Acijs está implementando durante o ano atividades que debatem temas relevantes, na série Encontros Empresariais, palestras gratuitas trazendo assuntos como gestão de pessoas, vendas, marketing, finanças e saúde mental, entre outros temas, e ainda eventos em parceria com o SEBRAE como oficinas, sessões de negócios e iniciativas para ajudar os associados em sua jornada empreendedora. Projeto iniciado no ano passado, o Summit ACIJS também já tem sua segunda edição confirmada para o dia 24 de setembro.
O fomento ao empreendedorismo, por meio da organização setorial dos negócios, também vem ganhando impulso na atual diretoria. A vice-presidente de Núcleos Empresariais, Simone da Rosa, expôs as ações dos 19 Núcleos e do Conselho de Núcleos, que mobilizam 677 participantes representando 380 empresas nucleadas. Desde que surgiram em 1994, os Núcleos Empresariais formam uma rede de empreendedores de diferentes segmentos econômicos que discutem estratégias de negócios, atuam em pautas comuns de desenvolvimento e qualificação, além de um amplo envolvimento com a comunidade por meio de ações institucionais e de voluntariado.
O vice-presidente de Articulação Institucional, Francisco Tavares Junior, fez um relato do trabalho realizado pela atual diretoria. Enfatizou que o planejamento é apoiado nos 4 pilares que formam objetivos estratégicos da entidade: Representatividade, Relacionamento com os Associados, Sustentabilidade Financeira e Time de Alto Desempenho.
Com uma diretoria voluntária e com representantes em 16 Conselhos Municipais, além de integrar o Comitê de Desenvolvimento do município, a Acijs vem atuando fortemente na defesa de pleitos fundamentais para o crescimento sustentável do município. Somando esforços com o poder público – Câmara de Vereadores e Prefeitura – ou na articulação com os representantes políticos da região na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, a entidade busca juntamente com as demais entidades do setor produtivo melhorias em áreas como saúde, educação, segurança pública e mobilidade, entre outras. Na infraestrutura, Francisco Tavares destaca a mobilização pela duplicação da BR-280 e por investimentos nas vias estruturantes do município e região, para proporcionar não só uma melhor logística para as empresas como também na segurança das pessoas que utilizam a malha rodoviária.
Também apresentaram os dados administrativos e financeiros os vice-presidentes Stephen Salai Stahelin e Jaime Franzner Junior. Na Assembleia também ocorreu a renovação do Conselho Deliberativo, formado por 40 membros, e do Conselho Fiscal, com 6 membros.
A Assembleia Geral Ordinária foi conduzida pela presidente do Conselho Superior, formado pelos ex-presidentes da entidade, Ana Clara Franzner Chiodini.
A AGO da Acijs tem o patrocínio da Unimed e Sicredi.