Aciag pede fim da taxa de localização em Guaramirim

Foto: Divulgação

Por: Pedro Leal

27/06/2022 - 09:06 - Atualizada em: 27/06/2022 - 09:35

A Lei de Liberdade Econômica (LLE) veio para aliviar o peso da burocracia sobre o empreendedor, que passa a ter mais autonomia para gerir a sua empresa. Nesta semana, a legislação foi pauta da plenária da Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag).

O diretor financeiro e administrativo da Associação, Vitor Hugo Ossowsky, explica que em 2019, a Aciag fez um movimento por conta da publicação da lei, que solicitava, em contrapartida, uma regulamentação por parte da Prefeitura.

A entidade propôs ao Poder Público de Guaramirim, em 2019 e 2021, a adequação do Código Tributário Municipal.

“Na época, representantes de São Bento do Sul trouxeram o projeto de lei que confeccionaram lá. A gente formalizou um ofício, protocolou na Prefeitura e, imagino eu que, por conta da pandemia, o projeto sofreu atraso”, ressalta.

Neste ano, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentou o PL 06/2022 à Câmara de Vereadores, que foi aprovado em segunda votação na quinta-feira (23).

Na oportunidade, a diretoria da Aciag deliberou por solicitar ao prefeito nova formalização de requerimento, para encaminhamento de proposta à Câmara de Vereadores, pedindo alteração da legislação municipal, afastando a cobrança/exigência da TLL (Taxa de Licença e Localização) das empresas regularmente estabelecidas neste município. Este pleito é defendido desde 2014.

A prática, conforme a Associação Empresarial, acaba por onerar injustificadamente as empresas guaramirenses, subtraindo-lhes a competitividade em relação a concorrentes estabelecidas em outros municípios – especialmente aqueles que integram esta região do Estado, como, por exemplo, Joinville, Schroeder e Jaraguá do Sul – que não são atingidas por esse tributo.