Abertura de vagas de emprego quadruplicou desde a crise em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo/OCP News

Por: Pedro Leal

10/07/2017 - 05:07

A abertura de vagas em Jaraguá do Sul através do Sistema Nacional de Emprego (Sine) praticamente quadruplicou na comparação dos primeiros semestres de 2016 – no auge da crise – com 2018.

No ano final da crise econômica que viu retração de 7% no PIB (Produto Interno Bruto), foram abertas 173 vagas no Sine de Jaraguá do Sul. Este ano, foram registradas 644 vagas no município.

Segundo o gerente de trabalho e renda da unidade, Ronnie Lux, a tendência é de que este padrão de aumento na abertura de vagas seja acompanhado por todo o mercado de trabalho.

“Estes dados são referentes às vagas no Sine, mas creio que se nós estamos tendo um aumento significativo nas vagas, o resto do mercado deva estar também”, explica.

Segundo um levantamento do governo do Estado de Santa Catarina, a variação já vista no ano passado se deve à recuperação do período da crise.

O aumento também é perceptível nos encaminhamentos para vagas de emprego: entre janeiro e junho de 2016, foram 289 pessoas encaminhadas para vagas de emprego, em um período de poucas vagas e insegurança.

Já 2018 viu quase 10 vezes mais encaminhamentos, com 2.854 candidatos encaminhados para vagas de emprego. Entre os dois períodos, o total de recolocações confirmadas através do Sine também aumentou: foram 32 recolocações confirmadas em 2016, contra 264 em 2018 – pouco mais de oito vezes mais.

Embora não tenha dados oficiais por setor, Lux estima que o que mais contratou no inicio do ano foi têxtil.

Segundo o gerente, a expectativa é de que as aberturas de vagas sejam maiores no segundo semestre do ano, particularmente por conta de movimentações sazonais do comércio – por conta de datas festivas – e da indústria têxtil, com as vendas de verão.

Quer receber as notícias no WhatsApp?