Janeiro viu saldo positivo na abertura de empresas em Jaraguá do Sul, ao contrário do registrado nos últimos dois anos, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

No primeiro mês deste ano, foram abertas 53 empresas no município e apenas quatro fecharam as portas.

A abertura de empresas no período é três vezes maior do que a registrada em janeiro de 2018, quando o município registrou a abertura de apenas 18 empresas.

Na comparação, o período registrou o fechamento de 7,5 vezes mais empresas, com baixa de 30 CNPJs no município. Em janeiro de 2017, foram 22 empresas que abriram e 41 que fecharam.

Segundo o secretário Neivor Bussolaro, os números indicam uma maior maturidade e um clima de mais confiança para o empreendedor jaraguaense.

"As empresas demonstram maior segurança. Talvez passe sim pela pesquisa de mercado. Nós do desenvolvimento econômico creditamos também à facilitação na abertura de empresas como um fator que contribuiu para o melhor desempenho dos números", explica.

As medidas teriam reduzido o escoamento de empreendedores para outros municípios.

"Principalmente pequenas empresas que pela burocracia abriam em municípios vizinhos, porém atuavam em Jaraguá, como prestadores de serviços por exemplo", explica Bussolaro.

Entre estas medidas, incluem-se o enquadramento empresarial simplificado (ESS), que reduziu o número de laudos e automatizou a emissão de alvarás para empresas com atividades de baixo risco e baixo potencial poluidor.

Saldo em janeiro, ano a ano

2019

  • Empresas abertas: 53;
  • Empresas fechadas: 4.

2018

  • Abertas: 18;
  • Fechadas: 30.

2017

  • Abertas: 22;
  • Fechadas: 41.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?