Abertura de empresas aumentou 48% com Simplifica

Por: OCP News Jaraguá do Sul

17/02/2016 - 13:02 - Atualizada em: 18/02/2016 - 09:10

O número de empresas abertas em Jaraguá do Sul no ano passado aumentou 48,7% em comparação com 2014. O crescimento nos índices é apontado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável como resultado da implantação do programa Simplifica, que diminuiu para 90 minutos o tempo para formalizar novos empreendimentos.

O escritório da Jucesc (Junta Comercial do Estado de Santa Catarina) no município registrou a abertura de 1.852 empresas em 2015. O ano fechou com 12.491 negócios ativos, representando 607 a mais do que o ano anterior, considerando que houve também fechamento de negócios. “Mesmo com um ano de crise, conseguimos um saldo expressivo”, destacou o secretário Carlos Chiodini.

Segundo ele, as ações do Simplifica foram criadas após meses de análise dos principais entraves do setor e lançadas em junho do ano passado no município.
A principal bandeira foi modernizar os atendimentos. Uma das principais frentes foi a diminuição de tempo para abertura de empresas de responsabilidade limitada ou inscrição do empresário.

Diante do diagnóstico de que cinco mil das 352 mil empresas de Santa Catarina possuíam capital social superior a R$ 5 milhões, foi criada uma modalidade para garantir atendimento em até 48 horas a essas demandas. O Plantão Processual objetivou aproximar usuários de técnicos, que passaram a atender três dias por semana solucionando dúvidas de processos em tramitação.