5 dicas para evitar o endividamento da família

Foto: Arquivo/OCPNews

Por: Elissandro Sutil

15/05/2018 - 16:05 - Atualizada em: 15/05/2018 - 16:57

Ainda sofrendo com os reflexos da crise econômica no país, muitas pessoas apresentam dificuldades para quitar as dívidas e sair do vermelho.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada em abril pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 60% das famílias brasileiras estão endividadas e não conseguiram pagar as contas do mês.

Já o percentual de famílias inadimplentes, ou seja, que já têm contas atrasadas, chega a 25% do total. A maioria das despesas, segundo a pesquisa, vem do cartão de crédito: 76,1% dos entrevistados afirmam ter dívidas.

A falta de um planejamento financeiro estruturado é uma das razões que pode explicar o endividamento das famílias. Mas como se organizar e evitar o acúmulo de contas?

É importante avaliar se o produto em oferta é realmente necessário | Foto: Arquivo/OCPNews

A especialista em Contabilidade e orientadora financeira Dora Ramos, diretora responsável pela Fharos Gestão Empresarial, dá 5 dicas práticas sobre o tema.

1. Cuidado com as ofertas

O primeiro passo é evitar gastos desnecessários e supérfluos que podem comprometer o orçamento familiar. Apesar de ser uma tarefa difícil, é essencial resistir às ofertas e cortar os exageros para reduzir as despesas atuais.

2. Enumere as prioridades

Uma dica é colocar todos os gastos essenciais no papel para entender o que pode ser abandonado e o que é imprescindível para a família.

Mensure em uma planilha de custos quanto do seu rendimento vai para:

  • pagamento de contas básicas (luz, água, telefone, supermercado);
  • para outros gastos constantes (impostos, prestação do apartamento/carro, combustível, plano de saúde);
  • quanto sobra para o “poder de compra”.

Neste momento, o ideal é ter uma conversa com todos os membros da família para que, juntos, consigam chegar a um acordo.

Gasto com contas básicas é uma das prioridades na lista | Foto: Arquivo OCP News

Gasto com contas básicas é uma das prioridades na lista | Foto Arquivo OCP News

3. Planejamento anual

Mas, para garantir que esse processo funcione dentro de casa, é necessário ter um controle de gastos e um bom planejamento durante o ano inteiro. Afinal, é comum que apareçam despesas imprevistas que exijam desprender um valor maior do que o esperado. Nestes casos, uma reserva financeira para situações de urgência poderá fazer toda a diferença.

4. Evite parcelamento

As compras com cartão de crédito também têm papel decisivo no comprometimento do orçamento. Por isso, o ideal é evitar ao máximo as parcelas infinitas oferecidas pelo comércio, já que elas podem prejudicar a organização das finanças.

Parcelamento longo no cartão de crédito compromete o orçamento | Foto: Arquivo/OCPNews

5. Equilibrar as contas

Para sair do vermelho e ter um ano mais tranquilo, o importante é garantir que as despesas da família nunca sejam maiores do que os ganhos. Isso só é possível quando todos os integrantes colaboram com o controle de gastos e conseguem traçar um bom planejamento para evitar o acúmulo de dívidas.