Mais de 40% dos idosos brasileiros sustentam suas residências, aponta estudo

A população idosa do Brasil está crescendo e já é a quinta maior do mundo. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país tem mais de 30 milhões de pessoas com idade acima dos 60 anos. Este fator, aliado à crise econômica e aumento do desemprego entre a população jovem, faz com que em muitos lares brasileiros, os idosos sejam a principal fonte de renda.

Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 43% dos idosos no país são os principais responsáveis pelo pagamento das contas e despesas de casa.

Esse é o caso dos aposentados Maria, 66, e Augusto Manfrini, 72 anos. São eles os responsáveis por pagar a maioria das despesas da casa. Os dois filhos adultos, segundo Maria, ajudam com algumas contas pequenas.

Mesmo recebendo o benefício da aposentadoria por atividade rural, o casal se mantém ativo na lavoura. Plantam arroz, feijão, verduras e outros alimentos.

“Diminuímos bem o ritmo por causa da idade e aproveitamos a vida com mais tranquilidade agora. Vamos às tardes de idosos e conseguimos separar uma parte da renda para viajar e passear de vez em quando. Dá pra manter um estilo de vida de confortável”, comenta Maria.

Outro dado que reforça a independência financeira de boa parte dos idosos é que 66% não recebem ajuda financeira de parentes, amigos, pensão ou programa social. Há outros 34% de idosos que contam com algum tipo de ajuda.

E o percentual de idosos que mantém a casa é ainda maior entre os homens, chegando a 53%. De modo geral, 91% dos idosos brasileiros contribuem com o orçamento da residência, sendo que em 25% dos casos colaboram com a mesma quantia que os demais membros da família. Somente 9% não ajudam com as despesas.

Crédito para pagar as contas

Se por um lado o estudo mostra que os idosos são de grande importância para o sustento de seus lares, por outro, se observa também que muitos deles apenas conseguem pagar suas contas, sem que haja sobras de dinheiro para realizar um sonho de consumo ou investir.

De modo geral, 39% dos idosos brasileiros até conseguem pagar suas contas sem atrasos, mas fecham o mês sem recursos excedentes.

Outros 14% nem sempre conseguem pagar as contas e algumas vezes precisam fazer esforço para administrar o dinheiro que recebem e 4% nunca ou quase nunca conseguem honrar os compromissos financeiros. Os idosos em situação financeira confortável, ou seja, pagam as contas e ainda sobra dinheiro, são 42% da amostra.

Valdino Tecilla, 65 anos, é responsável por manter os gastos da residência onde vive com a esposa dona de casa. A única renda da família é a aposentadoria de Tecilla. Para ficar com as contas em dia, o idoso comenta que “tem que se virar” e tentar equilibrar os gastos.

Para manobrar o orçamento, recorrer ao crédito acaba sendo uma saída prática, apesar de arriscada. Mais da metade (51%) dos idosos costuma fazer empréstimos, utilizar cartão de crédito ou cheque especial para pagar as contas e conseguir cumprir compromissos mensais.

Recorrer a uma reserva financeira seria a solução mais indicada, mas apenas 39% dos idosos possuem dinheiro guardado

Ao refletirem sobre o padrão de vida que possuem hoje, comparado ao que tinham aos 40 anos de idade, a maior parte (37%) dos idosos considera que piorou, ao passo que 33% avaliam levar uma vida melhor hoje do que no passado.

Para 28% a situação permanece a mesma. Em uma escala de um a dez, a nota média que os idosos atribuem para a satisfação com a vida financeira atual é de 6,7 pontos.

Números

  • 91% dos idosos no Brasil contribuem com o orçamento da residência, sendo que em 25% dos casos a quantia é a mesma dos demais da família; 9% não ajudam com as despesas;
  • 26% dos idosos brasileiros já fez empréstimo pessoal consignado em seu nome para emprestar o dinheiro a terceiros;
  • 37% dos idosos acreditam que padrão de vida piorou na terceira idade;
  • 51% precisam recorrer a crédito para pagar contas;
  • 39% dos idosos brasileiros até conseguem pagar suas contas sem atrasos, mas fecham o mês sem recursos excedentes; 14% nem sempre conseguem pagar as contas e algumas vezes precisam fazer esforço para administrar o dinheiro que recebem; 4% nunca ou quase nunca conseguem honrar os compromissos financeiros; e 42% dizem que pagam as contas e ainda ficam com dinheiro;
  • 51% dos idosos costuma fazer empréstimos, utilizar cartão de crédito ou cheque especial para pagar as contas e conseguir cumprir compromissos mensais;
  • Apenas 39% dos idosos possuem dinheiro guardado;
  • 48% dos idosos fazem controle sistemático das finanças; 52% não fazem o controle do orçamento. Nesse caso, 29% confiam apenas na memória e 12% contam com a ajuda de alguém da família para essa tarefa;
  • Nos últimos seis meses, 37% deixaram de pagar alguma conta.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?