368 empresas já foram abertas neste ano em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

16/04/2019 - 05:04

A abertura de empresas tem aumentado consideravelmente em Jaraguá do Sul: nos três primeiros meses do ano, 2019 viu a emissão de 368 alvarás de funcionamento, 41,54% a mais do que no mesmo período de 2018, quando foram emitidos 260 alvarás.

O resultado é ainda quatro vezes melhor do que em 2017, quando foram apenas 96 alvarás.

No mesmo período, foi dado baixa de 65 empresas – menos de metade das baixas registradas no primeiro trimestre de 2018, quando 146 empresas fecharam as portas.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Jaraguá do Sul, Domingos Zancanaro, a Prefeitura mudou a metodologia para a confirmação de abertura de empresas – o que quer dizer que os números poderiam ser ainda maiores.

“Em 2018 se considerava as que tinham o CNPJ emitido pela receita federal. Agora em 2019 estamos considerando empresa aberta só após as emissões dos alvarás pela prefeitura”, explica.

Zancanaro frisa que o cenário econômico do município tem sido positivo para a abertura de empresas, com queda nas baixas – sinal de saúde econômica – e forte procura pelo serviço online de abertura de novos negócios.

Zancanaro destaca que cenário econômico do município é positivo para novos negócios | Foto Divulgação

Os três primeiros meses de 2019 viram mais acessos ao Site Empresas da prefeitura, onde é possível protocolar os pedidos de emissão de alvará, do que todo o ano de 2018.

Foram 3.932 acessos de janeiro a março de 2019, contra 3.604 em 2018.

O site entrou em funcionamento em agosto do ano passado – dando uma margem de cinco meses para acessos.

A prefeitura tem atuado fortemente com o objetivo de reduzir a burocracia para abertura de empresas.

 

 

No ano passado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico formou uma equipe técnica de 10 pessoas para desenvolver medidas de desburocratização dos alvarás, enquanto o setor de tecnologia da informação do Executivo municipal busca maneiras de unificar os sistemas.

Jaraguá do Sul já havia conseguido agilizar consideravelmente o processo de abertura de empresas, reduzindo o prazo normal para a liberação de empresas com baixo risco – as que não exigem alvarás ambientais e dos bombeiros – para em torno de 15 a 20 dias úteis, antes a espera chegava a passar de seis meses.

E, no ano passado, a aplicação de um processo simplificado para certas empresas – que não oferecem risco – o reduziu para em torno de cinco dias uteis, caso toda a documentação esteja em ordem.

Confira os dados de Jaraguá do Sul em 2019

Foto OCP News

Estado registra 34,8 mil empresas em três meses

Em Santa Catarina, foram 34,8 mil empresas constituídas na Junta Comercial (Jucesc) até o mês de março. O crescimento de quase 30% em relação à média de 2018 é o maior dos últimos três anos.

No ano passado, foram 27 mil novas empresas, no período e, 21,7 mil em 2017. Este ano, o saldo entre empresas constituídas e baixadas foi 22,7 mil até agora.

Os números positivos que também surgem em outros setores evidenciam o início da retomada da economia.

As exportações catarinenses cresceram 12,8% na passagem de fevereiro para março, registrando crescimento de 4,4% nos últimos 12 meses.

O Estado também se destaca pela competitividade dos portos sendo o 3° maior importador do país.  As importações pelos portos catarinenses acumulam crescimento de 10,7% em 2019.

A economia catarinense gerou 25,3 mil novos postos de trabalho em fevereiro. Foi o terceiro Estado que mais gerou empregos no mês, depois de ter liderado em janeiro (com a criação de 20,2 mil).

O saldo do mês supera em 55,2% o de fevereiro de 2018. O número de empregos formais acumula crescimento de 2,3% nesse ano quando comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?