2º Ecriativa vai reunir a rede brasileira de Cidades Criativas da Unesco em Florianópolis

Santa Catarina lidera o mercado nacional de ostras | Foto Divulgação/General Küster

Por: Ewaldo Willerding Neto

25/03/2019 - 08:03 - Atualizada em: 25/03/2019 - 08:04

Esta semana, Florianópolis vai sediar a segunda edição do Ecriativa. O evento reunirá, de quarta a sexta-feiras as oito cidades que fazem parte da rede brasileira de Cidades Criativas da Unesco: Florianópolis, Belém e Paraty (cidades criativas no segmento gastronômico); Brasília e Curitiba (design); João Pessoa (artesanato); Salvador (música); e Santos (Cinema).

Também participam três municípios que estão em processo de candidatura: Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza; além de representantes da Unesco Brasil, e do Ministério da Cultura e do Turismo.

Durante o encontro, os participantes vão conhecer os projetos futuros das cidades que integram a rede, farão visitas técnicas à Fazenda de Ostras, ao Living Lab, de apresentação dos avanços no setor de gastronomia no IFSC Coqueiros, walking tour pelo Centro Histórico da Capital e de painel e apresentação das oito cidades.

A rede mundial de Cidades Criativas Unesco foi criada em 2004, com o objetivo de promover a cooperação internacional entre as cidades que têm a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU.

“Florianópolis foi a primeira cidade brasileira a conquistar o título de cidade criativa Unesco e isso nos coloca em posição de liderança”, diz o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Rede de Cidades Criativas da Unesco

De acordo com a Unesco, as cidades da rede trabalham em busca de dois objetivos comuns: colocar as indústrias criativas e culturais no centro dos planos de desenvolvimento locais e cooperar ativamente por meio de parcerias entre cidades em nível internacional.

São sete categorias: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Os municípios só podem se candidatar a uma única categoria da Rede de Cidades criativas. Atualmente a rede conta com 180 cidades em 72 países.

Confira a programação:

Quarta-feira, 27

  • 8h30 – Abertura
  • 9h10 – Painel sobre Políticas Públicas voltadas à Economia Criativa
  • 9h45 às 12h – Apresentação dos planos de ação das cidades brasileiras que integram a Rede: Florianópolis, Belém, Paraty, Brasília, Curitiba, João Pessoa, Salvador e Santos
  • 14h0 às 18h30 – Reunião de trabalho fechada para construção de plano de ação transversal e colaborativo.

Quinta-feira, 28

  • 9h às 19h – Reunião de trabalho fechada e visitas técnicas à Fazenda de Ostras, Living Lab e apresentação dos avanços no setor de gastronomia no IFSC Coqueiros.

Sexta-feira, 29

  • 10h – Visita guiada ao Centro Histórico (walking tour) e encerramento.

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!