Temas relevantes do ambiente corporativo foram pauta no 1º Summit Empresarial, organizado pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), na tarde desta quinta-feira (19). Mais de 400 pessoas participaram do evento, que abordou temas como cultura organizacional, inovação, liderança e a agenda ESG – guia estratégico para organizações que buscam equilibrar o sucesso financeiro e o impacto positivo em suas operações, definindo práticas para contribuir com as demandas ambientais, sociais e de governança.
Além de debater sobre assuntos cada vez mais presentes no dia a dia de empresas de todos os portes e segmentos, o encontro foi uma oportunidade para os participantes ampliarem as suas redes de relacionamentos, o conhecimento e as perspectivas para tornar as empresas mais saudáveis e competitivas.
A programação contou com a presença do professor, escritor e palestrante Luís Lobão, especialista em governança corporativa e estratégia empresarial, e de líderes regionais como Gabriela Rizzo (CEO do Grupo Malwee), Alberto Kuba (CEO da WEG) e Monika Hufenüssler Conrads (conselheira e membro do IBGC), entre outros nomes.
Sustentabilidade
Alberto Kuba abordou a sustentabilidade sob o seu ponto de vista, agora como CEO da WEG. “Trabalhei muito a visão dos cinco pilares que nós acabamos de lançar como um projeto da empresa, que está baseado em clientes, desenvolvimento de lideranças, tecnologia, excelência operacional e a busca contínua de competitividade. Foi uma conversa muito boa, com toda a plateia, com o objetivo de criar uma reflexão e mostrar a todos como podemos construir uma empresa sustentável”, disse.
“Vi na plateia hoje, empresários que eu assisti muito quando estava começando a minha carreira. Acho que é fundamental ter essas oportunidades para troca de experiências. Espero que muitos do que estão aqui assistindo os painéis, estejam no palco daqui a cinco, dez ou 15 anos. E Jaraguá tem um celeiro enorme de talentos, de executivos que são referência no Brasil. É muito bom poder compartilhar essas oportunidades de aprendizado com todos”, completou.
A CEO do Grupo Malwee, Gabriela Rizzo, afirmou que “foi um prazer trazer um case da Malwee e participar de um painel junto com o CEO da WEG, que é uma empresa muito tradicional, uma gigante aqui da região. E o painel foi sobre negócios sustentáveis, então eu procurei trazer um pouco da história da Malwee, da relação dela com todos os seus princípios e valores sempre ligados à prática da sustentabilidade”.
A presidente da Acijs, Caroline Obenaus Cani, destacou que o evento é uma oportunidade para que a classe empresarial e mesmo para lideranças em outros setores da comunidade, tenham acesso a um conteúdo enriquecedor para uma gestão inovadora, frente aos desafios atuais e futuros.
“Estamos muito felizes em oportunizar uma programação com esta qualidade para a nossa região, especialmente neste período em que as empresas definem suas metas e certamente poderão ter insights muito positivos. Nos preparamos muito para que esta primeira edição ofereça diferenciais importantes, e se torne mais um evento de sucesso na agenda da entidade”, ressaltou.
O 1º Summit Empresarial Acijs teve o patrocínio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Bendito, Olim Escola das Infâncias, Kienbaum, Stronit Segurança e Infraestrutura em TI, Ativa Medicina e Segurança do Trabalho, e Jovem Pan Jaraguá do Sul, e apoio do Sebrae e Vê Mais.