Jaraguá do Sul viveu um momento histórico no último sábado (6), com o primeiro Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência (PCDs) e reabilitados do INSS. O evento integrou a primeira Semana Inclusiva do município e a Semana Inclusiva – 10 anos, de abrangência estadual.
A ação aconteceu no Pavilhão de Eventos e reuniu cerca de 100 participantes em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Mais de uma dezena de empresas marcaram presença, oferecendo 188 vagas de trabalho, nas mais diferentes áreas (veja abaixo a relação de vagas por empresa).
Além da intermediação de empregos, os candidatos tiveram acesso ao Mutirão de Laudos Caracterizadores da Deficiência (LCD), documento essencial para a formalização profissional. Ao todo, foram feitos 58 laudos.
A programação também incluiu momentos culturais marcantes. Adolescentes com Síndrome de Down se apresentaram no palco, dividindo espaço com alunos da Escola Scar de Hip Hop e do Grupo de Danças Urbanas, que representaram a Instituição UP Down com um show de break dance.
Outro destaque foi o circuito de simulação de deficiências, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). A atividade permitiu que pessoas sem deficiência experimentassem algumas barreiras enfrentadas diariamente por cegos, surdos e cadeirantes.
A mobilização contou com apoio de entidades como AMA, Apae, UP Down, Fiesc/Sesi, IFSC, OAB e Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. O Ministério Público do Trabalho também foi representado e profissionais de Recursos Humanos de diversas empresas atuaram de forma voluntária na organização.
Para os organizadores, o Feirão marcou um avanço para Jaraguá do Sul. “Esse foi apenas o primeiro passo. Queremos fortalecer e ampliar iniciativas como esta, para que a inclusão seja cada vez mais efetiva em nossa cidade”, destacou a secretária executiva do Comped, Marlene Felesbino.
Entidades Envolvidas
Participaram do Feirão a AMA, Apae, UP Down, Comped, Fiesc, Sesi, IFSC, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, OAB e Ministério Público do Trabalho.
Vagas por empresa
– Agricopel – 4 vagas
– Malwee – 90 vagas
– Duas Rodas – 5 vagas
– Lunelli – 10 vagas
– Marlian – 3 vagas
– Elian – 5 vagas
– Zanotti Elásticos – 10 vagas
– Dalila Têxtil – 5 vagas
– Milium – 15 vagas
– Hospital São José – 4 vagas
– Fort Atacadista – 7 vagas
– Univille – 2 vagas
– Bold – 21 vagas
– Coremma – 3 vagas
– Depecil – Guaramirim – 4 vagas