18 estudantes da UFSC participam de laboratório de robótica em Joinville (SC)

Divulgação/IGUS

Por: Pedro Leal

25/10/2024 - 14:10 - Atualizada em: 25/10/2024 - 14:12

A igus®, líder global em soluções de movimento, realizou, na última quarta-feira, 23 de agosto, o primeiro laboratório de robótica – RoboLabs – para os alunos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na nova sede em Joinville (SC). O objetivo da iniciativa foi impulsionar os aprendizados teóricos e práticos de 18 alunos participantes dos cursos de Engenharia, que poderão utilizar os novos conhecimentos em suas futuras carreiras profissionais.

A primeira edição do RoboLabs, desvendando a automação de baixo custo com a igus®, foi um tech day que consistiu em um programa educacional com diversas atividades hands-on, que foram desde apresentações às soluções, aprendizagem de softwares de programação, até competição de robótica entre equipes de estudantes.

“Foi uma experiência única, sobretudo para nossos alunos. O contato com essas tecnologias de ponta é essencial para o aprendizado e, realmente, foi um evento sem precedentes e estamos pessoalmente contentes com o convite”, afirma o professor Leonardo Meija, professor da UFSC.

Devido ao sucesso do primeiro bootcamp, curso imersivo, a companhia pretende realizar esse tipo de ação constantemente. “Nós, da igus® do Brasil, acreditamos que o contato com os alunos no processo de graduação nas áreas de mecatrônica e automação pode auxiliá-los a aprender diversos processos essenciais, e eles poderão implementar nossos produtos em futuros projetos. O evento RoboLabs conecta nossa atuação como empresa com a vontade de aprender dos estudantes”, ressalta Daniel Valentim, especialista da linha de Automação de Baixo Custo da igus® no Brasil.

“Tivemos uma ótima experiência graças à igus® do Brasil, que abriu suas portas e possibilitou a nossa interação com robôs industriais, programando-os para solucionar problemas baseados em situações reais da indústria. É motivador e gratificante saber que grandes empresas estão interessadas na formação de novos engenheiros. Certamente impactou muito positivamente no meu desenvolvimento profissional e pessoal”, Henrique Bueno, graduando de Engenharia de Controle e Automação da UFSC de Blumenau.

Programa YES

Desde a inauguração da nova sede em Joinville (SC), em junho deste ano, a empresa tem realizado testes “in-loco” envolvendo suas soluções robóticas de baixo custo e recebido grandes players da indústria na unidade. Além disso, a empresa pretende disponibilizar o espaço para realizar ações para os estudantes universitários, que possam ingressar no mercado de trabalho futuramente. Apoiar o desenvolvimento educacional é um dos pilares da companhia e como parte desse compromisso, o Programa Yes (Young Engineering Support, em inglês) foi lançado em 2009.

A iniciativa apoia jovens estudantes em diferentes vertentes, com a proposta de oferecer produtos gratuitos e suporte durante trabalhos estudantis e de conclusão de curso, catálogos, palestras, apoio a projetos, entre outros. Além disso, os participantes do programa podem aproveitar todo o conhecimento dos especialistas da igus® com questões técnicas. Até o momento, mais de 300 estudantes já foram beneficiados com o YES, de mais de 86 instituições de ensino no Brasil.

“Além de dar suporte à próxima geração de profissionais da área de robótica e automação, a igus® visa desenvolver um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. Por isso, destacamos a importância do Programa Yes como alicerce desse propósito global da empresa”, conclui o executivo.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).