O processo foi longo e árduo. Oito anos após o prazo original para a entrega e 12 anos após o início das obras, o condomínio Jaraguá Tower foi finalmente concluído, passando ainda por alguns acabamentos.

A entrega foi realizada noite desta segunda-feira (26), em assembleia onde também foi feita a consolidação do CNPJ do condomínio e a entrega simbólica das chaves para os moradores.

A presidente da Associação Jaraguá Tower, Márcia Alberton, explica que a partir desta semana, os proprietários podem fazer a vistoria das obras e recolher as chaves.

Associação fez entrega simbólica na noite desta segunda-feira | Foto Divulgação

"Muitos proprietários estão esperando há anos para sair do aluguel, portanto estamos fazendo esta antecipação da entrega para que eles possam fazer a medição para os móveis e agilizar suas mudanças", explica.

"Queremos fazer dessa obra um grande presente de natal para todos os proprietários. Queremos agradecer a todos, pois foram muito parceiros e muito compreensivos, acreditando na conclusão do empreendimento", afirma.

Histórico de luta

A obra do Jaraguá Tower foi iniciada em 2008, mas em 2011, com a falência da Criciúma Empreendimentos, executora original do empreendimento, as obras foram paralisadas faltando apenas um ano para entrega.

Em agosto de 2014, os 67 adquirentes lesados pela não conclusão da obra fundaram a Associação Jaraguá Tower.

No ano seguinte, a associação entrava na justiça com ação pedindo a destituição do empreendimento por parte da Criciúma Empreendimentos. O grupo buscava a recuperação e conclusão da obra.

Construção do prédio começou em 2009 | Foto Divulgação

Em 2015, o grupo ganhou a destituição da construtora e a incorporação da obra pela associação. Foi feita então a auditoria das unidades e em 2016 foram retomadas as obras do empreendimento, com uma chamada de capital.

"Nós contratamos uma construtora para fazer somente a parte de mão de obra, enquanto mantínhamos um orçamento muito controlado", conta Márcia.

A conclusão da obra foi orçada em cerca de R$ 9 milhões

O Jaraguá Tower é formado por 39 salas comerciais e 70 apartamentos. Quando a associação conseguiu reaver a obra, ainda haviam sete apartamentos e cinco salas à venda.

As unidades disponíveis foram vendidas para angariar o capital necessário para o término da obra.

In memoriam

O momento de conquista também foi marcado por tristeza, conta Márcia.

"O dia é feliz, mas é também um pouco triste. Não temos ao nosso lado nosso vice-presidente, Elias Pauleto, que foi um grande incentivador para conseguirmos terminar a obra. Ele falececeu agora em setembro, então é um momento de grande tristeza podermos entregar as chaves e ele não estar conosco para poder receber", lamenta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul