“O Incrível Ladrão de Calcinhas” apronta em Jaraguá do Sul

Por: Rubens Herbst

18/10/2018 - 10:10 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:10

O mais tradicional e assistido espetáculo do teatro de bonecos catarinense passará outra vez por Jaraguá do Sul. Será neste sábado (20), às 19h, que o Sesc local recebe “O Incrível Ladrão de Calcinhas”, da companhia Trip Teatro, de Rio do Sul. A entrada é gratuita.

Há mais de dez anos em cartaz, premiado e com um vastíssimo cartel de apresentações pelo país, a peça transporta para o mundo dos bonecos o clima do cinema noir, referência dos filmes B de detetives das décadas de 40 e 50.

Na trama, o detetive Bill Flecha é procurado por Velda, uma mulher fatal que tem sua “peça íntima” roubada e pagará qualquer quantia para tê-la de volta. O que parecia um crime banal dá origem a uma série de outros crimes violentos, onde todos são suspeitos até que se prove o contrário, ou até que seus corpos sejam encontrados em algum beco escuro.

Inspirado na vida e obra de Dashiell Hammett, considerado o pai da literatura policial moderna, o espetáculo utiliza uma técnica de construção de bonecos baseada nos modelos desenvolvidos por Hansjürgen Fettig em seu livro “Rod-Puppets & Table-Top Puppets (Standing Figures). Já a cenografia foi inspirada no expressionismo alemão, movimento artístico que contribuiu para o surgimento do cinema noir.