História da colonização de Blumenau é eternizada em páginas

Foto Divulgação

Por: Felipe Elias

01/05/2019 - 06:05 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

O projeto de publicar o livro-álbum sobre Blumenau ganhou forma e vida. Após muitos estudos e pesquisas, “Colônia Blumenau no Sul do Brasil” traz textos e imagens sobre a cidade. O lançamento da obra, que integra programação dos 200 anos de nascimento do Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador do município, ocorre nesta quinta-feira (2), a partir das 19h, no Mausoléu Dr. Blumenau. Os  200 primeiros convidados recebem bilhetes numerados para o sorteio de 50 exemplares.

Relatos dos primeiros descendentes imigrantes da colônia fazem parte da publicação, que segue uma cronologia de 1848, quando aconteceu a 1ª exploração do rio Itajaí-Açu, até 1934, época em que houve o desmembramento dos distritos de Blumenau. O livro-álbum, que é dividido em tomos, com edição em português e legenda das fotos em português e alemão, apresenta a criação da cidade, fundada em 1850.

O livro mostra ainda como foi a disseminação da cultura germânica no Vale do Itajaí, e permite que a comunidade de Blumenau saiba mais sobre a importância e valorização do legado da imigração. Mil exemplares serão impressos e destinados para doação à Biblioteca Nacional, ao Ministério da Cidadania, bibliotecas das escolas públicas de Blumenau e cidades vizinhas, além do Instituto Histórico da cidade e museus da região.

Após o lançamento, o livro estará disponível para download gratuito no site da Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura.

*Com informações da assessoria de imprensa

Quer receber as notícias no WhatsApp?