Cultura de Joinville ganha novo espaço nesta segunda-feira

Divulgação

Por: Rubens Herbst

20/10/2018 - 10:10 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:10

Quando dois elefantes brigam, quem leva a pior é o capim, lembra um antigo provérbio africano, mas quando Itália e França se unem em prol da arte e da cultura, uma inteira cidade leva a melhor. A partir desta segunda-feira (22), o Circolo Italiano (rua Professora Senhorinha Soares, 62) abre as portas do auditório Domenico De Masi para o cenário artístico de Joinville.

Fruto da parceria entre a entidade e as escolas Dante Alighieri e Aliança Francesa, o teatro tem capacidade para cem pessoas. A nova sala multiuso conta com um moderno sistema de áudio e vídeo para sessões de cinema e espaço cênico para teatro, dança e concertos musicais. Exposições também são possíveis. A inauguração, às 19 horas, abre as atividades da 18a edição da Semana da Língua Italiana no Mundo.

“Talvez não se adapte a todas as exigências, mas cá estamos. Em outras palavras, nos colocamos à disposição dos interessados. Já com algum histórico a nosso favor e com algumas parcerias alinhavadas”, diz Fernando Santana, presidente da Escola Dante Alighieri, lembrando que eventos culturais, como sessões de cinema e apresentações de teatro, já acontecem no espaço.

Porém, com a remodelação, o plano é entrar definitivamente no circuito cultural joinvilense, tanto com programação própria quanto de terceiros, via locação.