18 programas para fazer em Joinville nesta semana

Jackson Nessler, arquivo pessoal

Por: Rubens Herbst

03/12/2018 - 14:12 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:09

Entramos em dezembro e, naturalmente, a tendência é desacelerar, certo? Errado. Enquanto as festas de fim de ano não chegam em definitivo, o cenário cultural joinvilense engata uma quinta e sai a toda, empilhando eventos em tudo quanto é canto da cidade. Até na subida da serra Dona Francisca, onde a banda Os Depira (foto acima) comemorará os 18 anos de seu primeiro show. Antes e depois disso, os caçadores de programação têm eventos natalinos, muito cinema, música de todos os tipos, teatro e artesanato. O agendão está aí, ao seu dispor.

 

 

1 – Dança natalina
Com o espetáculo “Uma Noite Encantada de Natal”, a Companhia de Dança Liliana Vieira pretende resgatar a magia desta época do ano por meio de diversos gêneros de dança. Desta vez, o trabalho do grupo – que levará ao palco da Lyra mais de cem bailarinos a partir de cinco anos – destaca o verdadeiro sentido natalino, que é a família, o amor, a paz e a união, sem esquecer o real motivo da celebração: o o nascimento de Jesus.
Quando: segunda (3), às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

2 – Natal musical
“A incrível viagem de Noel pelo Brasil” é o espetáculo gratuito que a Escola de Música Arte Maior apresenta dentro da programação natalina da Sociedade Harmonia-Lyra. Agora, o coral formado por 80 crianças vai para a sacada do teatro contar o passeio do Bom Velhinho pelas regiões do país. Em cada uma delas, ele se depara com diferentes culturas e etnias, apresentadas por meio roupas típicas e canções tradicionais, tudo com um toque natalino. O espetáculo ainda conta com as participações da Cia. de Dança Liliana Vieira e do barítono Douglas Hanh.
Quando: de terça (4) a quinta (6), às 20h, na sacada da Sociedade Harmonia-Lyra.

3 – Cinema e psicanálise
Na terceira edição do Projeto Arte, Cultura e Psicanálise, uma parceria Sesc em Joinville com o grupo Das Unbewusste – Estudos em Psicanálise, o destaque será para o módulo “Psicanálise e Cinema – a sétima arte na perspectiva do inconsciente”. Para abrir a programação, será exibido o filme brasileiro “O Signo das Tetas”, de Frederico Machado, sobre um homem que percorre o interior do Maranhão atrás de pistas de seu passado. Na sequência, a psicanalista Liliana Alves analista a obra.
Quando: quarta (5), às 19h, no Sesc.

https://www.youtube.com/watch?v=GeuIOrN6uTw
4 – Exibição de curtas
Joinville é um ovo? Todos viemos do ovo? Sim ou não? Estas e outras perguntas tentam ser respondidas pelos acadêmicos do curso de cinema da Unisociesc nos 20 curtas produzidos por eles, a serem apresentados na mostra Cinema n’Ovo. E o tema deste ano é, obviamente, o ovo.
Quando: quarta (5), às 19h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).


5- David Lynch

O diretor americano sempre conseguiu causar uma impressão forte com seus filmes, seja pelo humor sutil e pouco convencional, pelo simbolismo carregado ou simplesmente pelo surrealismo moderno encontrado em cada uma de suas obras. Nesta semana, o Cineclub Premium exibe dois filmes emblemáticos da carreira de Lynch: “Estrada Perdida” (1997) e “Cidade dos Sonhos” (2001).
Quando: quarta (5), às 20h, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

https://www.youtube.com/watch?v=y9PmGoDSIzw

6 – Feira de artesanato
A 6ª edição da Feira Natal Feito à Mão conta com mais de 80 empreendedores, que irão expor produtos nas áreas de artesania/artesanato, artes plásticas, roupas para todas as idades, artigos de decoração (principalmente natalina), além de gastronomia artesanal. Haverá sorteio de brindes e oficina de bordados de Natal. Iniciativa do Fórum de Economia Solidária do Norte Catarinense, a feira esperar receber cerca de 40 mil visitantes em 2018.
Quando: de quinta (6) a domingo (9), das 13h às 22h, no Centro de Convenções Alfredo Salfer (Centreventos Cau Hansen).

7 – Mostra de clipes
Os acadêmicos da disciplina de projeto dos cursos de cinema e jornalismo da Unisociesc foram desafiados a produzir de cinco artistas/bandas de Joinville: Milton Neto, Ellen Mirú, Ricardo Ledoux, Mosaico Adulto e Stilos. O resultado será apresentado gratuitamente nesta semana sob o nome Clipagem – 1ª Mostra de Videoclipes da Unisociesc. Após a exibição dos vídeos, os artistas contemplados (com exceção de Milton) farão um pocket show para mostrar um pouco mais de seus trabalhos.
Quando: quinta (6), às 19h, no teatro da Unisociesc (rua Gothard Kaesemodel, 833).

8 – Quinta Independente
A derradeira edição de 2018 do evento autoral tem como convidado especial o quarteto de Jaraguá/Guaramirim Reco n Mute, que imprime um rock distorcido com que remete ao suprassumo dos anos 90. De Joinville, participam Somaa, Mosaico Adulto e Carbonarantes, que também enfatizam o peso das guitarras e as melodias, mas com variadas referências.
Quando: quinta (6), às 21h, no Porão da Liga Pub.

9 – Rock na montanha
No dia 7 de dezembro de 2000, Os Depira faziam sua primeira apresentação, no extinto bar Cais 90. Exatamente 18 anos depois, a banda comemora a data como melhor sabe fazer: no palco, executando os clássicos depirianos. Não estarão sozinhos, porém: a banda Fevereiro da Silva e Betinho e banda Paratodos se engajam na celebração, tendo a natureza da serra Dona Francisca como pano de fundo.
Quando: sexta (7), a partir das 22h, no Rancho da Montanha, SC 418, na subida da serra Dona Francisca.

10 – Feira do vinil
A 2ª Feira de Discos Túnel do Tempo tem confirmados 15 expositores de São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Maringá, Indaial e, claro, Joinville. Além da oportunidade de garimpar bolachões preciosos, o público poderá fazê-lo ouvido a seleção musical feita pelos DJs parceiros do evento e clássicos do rock executados pela banda The Cash às 13h30.
Quando: sábado (8), a partir das 10h, no Porão da Liga Pub.

11 – Música instrumental
O projeto Judson Teixeira Convida visa movimentar a cultura de Joinville e de toda a região com apresentações em que recebe grandes músicos do Estado e do país, fazendo assim uma conexão musical entre as regiões. Nessa edição em parceria com o Sesc, Teixeira recebe o grande guitarrista de Florianópolis Cassio Moura. Como se trata do show de encerramento da temporada, ainda comparecem o acordeonista Alex Reimann, o baterista Cadu Floriani e o contrabaixista Michel Falcão.
Quando: sábado (8), às 20h, no Sesc.

12 – Festa do rap
Para quem se liga mais enfaticamente nas batidas, versos e atitudes do rap/hip-hop, o evento organizado pelo grupo Ramal 047 é imperdível. Percebam a escalação: Mariá Mond, V3, Voz e Visão, Esquadrão JP, Voz dos Excluídos, Hailom Bruno, DFC,  Banca Sul e RT recebem os comparsas Gangsta Rap (Indaial), C12 (Planalto Norte), Cativeiro Pro (Blumenau) e Clã do Subúrbio (São Francisco do Sul).
Quando: sábado (8), a partir das 20h, no Garage Bar (rua Inácio Bastos, 802).

13 – Coral
Após o sucesso da opereta “A Noiva do Condutor”, o Coral Bom Jesus/Ielusc volta aos palcos com o espetáculo “Sobre o Tempo”, um convite ao público repensar a forma como leva a vida e como aproveita os dias. Como trilha sonora para essa conversa com o tempo, sucessos de Lulu Santos, Chico Buarque, Pato Fu, Lenine, Flávio Venturini, Nando Reis e Nana Caymmi. A direção musical é de Marilene Sprogis e a direção cênica, de Samira Sinara de Souza.
Quando: domingo (9), às 17h, e segunda (10), às 20h, no anfiteatro do Bom Jesus/Ielusc (rua Princesa Izabel, 438, centro).

14 – Mercado Vivo
A terceira edição do Mercado Vivo mantém a proposta de agitar o Mercado Público de Joinville, um dos espaços mais democráticos da cidade. No palco, as atrações serão as bandas Comanches, Symmetrya e Os Depira, e fora dele, as cervejarias, oferecendo muito chope gelado, além da discotecagem em vinil de Geovane Loretto.
Quando: domingo (9), das 12h às 20h, no Mercado Municipal.

15 – Augusto Klug
Depois de lançar o EP de estreia nas plataformas digitais, em agosto, o cantor e compositor joinvilense Augusto Klug apresenta “Músicas pra um Fim de Tarde em versão física. Nesse show especial, marcado pelas canções românticas inspiradas por ícones da MPB como Djavan, Klug contará com a participação de artistas convidados: o cantor e compositor Mario Ghanna, Vic França, Lucas Miranda, Nando Müeller e a violonista Fabricia Piva.
Quando: domingo (9), às 16h30, no K.O.K. Mood (rua Rio Grande do Sul, 185).

16 – Palhaçaria
“Show de Variedades” é um espetáculo de variedades musicais 100% interativo, para toda família. São canções cômicas e poéticas, alegrando e emocionando o público, onde é possível cantar e dançar junto com a Palhaça Rubra, de São Paulo. O repertório ganha a interpretação excêntrica e peculiar da artista, que acrescenta sua digital bem humorada e poética as canções.
Quando: domingo (9), às 18h, no Sesc.

 

17 – Fotografia 1
“Os Invisíveis” é uma exposição promovida por acadêmicos do curso de fotografia da Univille que fica até o final do mês no restaurante Capitão Space. O projeto nasceu da provocação do professor da disciplina de fotojornalismo e fotografia documental, Rodrigo Arsego. A exposição apresenta 12 imagens que documentam quatro classes de trabalhadores, e o resultado é uma reflexão que promove a empatia, o reconhecimento, a gratidão e o respeito.
Quando: até o final de dezembro, a partir das 18h, no restaurante Capitão Space (av. Marquês de Olinda, 3.340).

18 – Fotografia 2
A fotografia tem o poder de instigar sentimentos e transportar os observadores para lugares e épocas distantes, é exatamente este o objetivo dos alunos do curso de fotografia de Eberson Theodoro com a exposição “Joinville de Ontem”. As imagens em preto e branco de prédios antigos da cidade criam uma narrativa que leva o público a imaginar-se em tempos longínquos.
“A ideia é que nenhum elemento atual esteja inserido na foto. Mesmo que as imagens sejam captadas hoje, a intenção é que as pessoas imaginem que a foto poderia ter sido feita 70, 80 anos atrás”, afirma Eberson.
Quando: até 17 de dezembro, no Shopping Cidade das Flores.