16 atrações para aproveitar bem a semana em Joinville

Por: Rubens Herbst

20/08/2018 - 14:08 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:11

As artes cênicas ganham destaque na agenda cultural nesta semana. Isso porque Joinville é corredor do EmCena Catarina, grande projeto de circulação teatral promovido pelo Sesc, o que trará três espetáculos de grupos catarinenses para a cidade. Além disso, o solo “Benjamim – o Filho da Felicidade” e a comédia barriga-verde “Déte e Loide” incrementam a programação. Que, dentro ou fora dos palcos, se esbalda com shows musicais, lançamento de livro, exibição de documentário, comédia stand-up, exposições, aulas de dança e feiras multiculturais.

 

1 – EmCena Catarina
O maior projeto de circulação teatral do Estado começa mais uma peregrinação. Serão 25 cidades catarinenses visitadas, com dois espetáculos que passarão por todas elas e um terceiro selecionado para cada região. Em Joinville, serão três dias de teatro: “O Segredo de Giselle”, com a Palhaça Barrica (Michele Silveira da Silva, de Chapecó), no dia 21; “Das Águas”, com a Cia. Carona (Blumenau), no dia 22; e “Para Contar Estrelas”, da Cirandela Teatro (Criciúma, foto no alto), no dia 23.
Quando: de terça (21) a quinta (23), às 20h, no Sesc Joinville.

 

2 – Projeto Autorama
A segunda edição da iniciativa em prol das bandas autorais joinvilenses coloca no palco Bendito Bem, Voluttà e Napkin. Cada grupo apresenta suas composições próprias, que dessa vez navegam nas águas do rock alternativo, que no caso da Bendito Bem vem acompanhado de pitadas de blues e regionalismos.
Quando: terça (21), às 21h, no Didge Steakhouse Pub.

3 – “Retratos de uma Juventude”
O projeto ShortCutz destaca o documentário joinvilense em curta-metragem, realizado pelo professor Guilherme Guimbala Jr. e o cineasta Ebner Gonçalves. Após a sessão, a dupla conversa com a plateia sobre o filme, lançado em 2012, que traz depoimentos de alunos da rede pública e profissionais de psicologia e educação a respeito de temas ligados à adolescência.
Quando: quarta (22), às 20h, na 33Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

 

4 – “Leituras Matutinas”
Acompanhar a modernização de Joinville nos anos de 1950 a 1970, principalmente as mudanças provocadas nas sensibilidades e sociabilidades dos joinvilenses, é um dos principais objetivos do livro do jornalista Clóvis Gruner, cuja nova edição sai pela editora curitibana Prismas 15 anos depois de sua primeira prensagem. “Leituras Matutinas” busca apreender o revés desse processo, ler a história – e a modernidade – e tentar fazer aparecer os seus “avessos” e dispersões.
Quando: quinta (23), às 18h30, na Livraria Barba Ruiva (rua Henrique Meyer, 61).

 

5 – Elvis cover
O paulista Renato Carlini é figura conhecida entre os fãs brasileiros de Elvis Presley. Há mais de 20 anos imitando profissionalmente o rei do rock, ele foi eleito o melhor cover do País no “Domingão do Faustão” e convidado para se apresentar em Memphis. A experiência lhe rendeu o título de melhor imitador do rei da América Latina pela Elvis Presley Interprise. A banda joinvilense Identidade Secreta acompanhará Carlini no show.
Quando: sexta (24), às 22h, no teatro da Liga.

https://www.youtube.com/watch?v=V6DXCFYqUmA

6 – Boogie Brasil
Festa calibrada para destacar o groove de estilos como funk, soul, boogie disco, afrobeat, jazz, hip-hop, blues e experimentações na boa linhagem da black music, entre clássicos e lançamentos. A primeira edição do evento conta com show do cantor e compositor Mário Ghanna, do DJ Fábio Vargas e live performance de Gabriel Caminha.
Quando: sexta (24), às 21h, no Bovary Snooker Pub.

7 – Feira Meraki
O objetivo do evento é estimular a economia local, o consumo consciente e viabilizar novos negócios entre produtores, vendedores e a comunidade. Marcas de vários segmentos (arte, design, artigos infantis, decoração, artigos de beleza, acessórios, artesanato, vestuário, gastronomia), além de música, dança, doação de livros e atividade física integram o evento, que também arrecadará alimentos para projetos sociais. A programação completa está AQUI.
Quando: sábado (25) e domingo (26), das 10h às 19h, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB (rua do Ouro, 185, Iririú).

 

8 – Leia Mulheres
Integrante do movimento nacional Leia Mulheres, o clube literário – que se propõe mensalmente a discutir mulheres autoras – coloca em debate “A Mão Esquerda da Escuridão” (1969), da escritora norte-americana Ursula K. Le Guin, considerado um dos livros mais icônicos da década de 1960 e marco da geração new wave.
Quando: sábado (25), às 15h, na biblioteca do Sesc Joinville.

 

9 – Comédia stand-up
O ProJet Comedy desembarca em Joinville com um nome celebrado do stand-up brasileiro (e um dos mais engraçados, diga-se de passagem). Igor Guimarães (foto) bate ponto nos palcos e também em programas de TV, incluindo o canal Comedy Central e o “Panico”, no qual faz o boneco Josias. Ele vem acompanhado do colega Rogerio Morgado.
Quando: sábado (25), às 20h, no teatro da Liga.

 

10 – “Benjamim – Filho da Felicidade”
O grupo Cobaia Cênica, de Rio do Sul, apresenta a peça dramática que reflete sobre a busca incessante da felicidade e do que realmente importa. É um recuo poético para olhar a cidade e suas agitações passageiras, uma tentativa de não deixar a felicidade atrelada a uma constante necessidade de leveza, mas aceita-la como uma efeméride impossível de ser aprisionada numa tela.
Quando: sábado (25), às 20h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

11 – RespirarArte
Eis aí um evento que reunirá, num mesmo espaço marcas autorais de design, vestuário, tatuagem etc, oficina de mandala, exposição de arte da Sinestesia, pintura com Thais Zafalon, espaço para doação de livros, tenda de tarô e numerologia e shows com a banda Grito de Paz, a rapper Mariá Mond, Victória (vocalista da banda Nave Blues), DJ Lp e o projeto Babiton Sound System.
Quando: domingo (26), das 14h às 20h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).

12 – Metal na Praça 3
A terceira edição do mini-festival coloca mais uma vez o público na cara do gol heavy. Dessa vez, tocam as bandas joinvilenses Symmetrya, Flamas, Farto Hardcore e Schizophrenia (que faz tributo ao Sepultura), além da Apócrifos, de São Francisco do Sul. O evento é gratuito, mas colaborações espontâneas serão muito bem vindas.
Quando: domingo (26), a partir das 15h, na praça do Mercado Público.

13 – Dançando na Rua
A quinta edição do projeto segue com a proposta de resgatar e proporcionar a prática da dança em Joinville, oferecendo aulas gratuitas de dança de salão e danças urbanas em espaços públicos, principalmente. Os professores Fábio Simões e Jhon Helder estarão a postos para comandar as aulas.
Quando: domingo (26), das 15h às 18h, na rua das Palmeiras.

 

Andy Carvalho, divulgação

14 – Teatro de animação
O Pequeninus Grupo de Arte, de Canelinha, apresenta dois espetáculos que, apesar de aparentarem serem infantis, são indicados para todas as idades. Às 15h, os bonecos encenam “Quedelhe o Boi?”, uma adaptação do folguedo popular do boi-de-mamão; e às 19h, a narração de Humberto Soares do conto popular “Mãezinha do Céu”, que fala sobre fé, esperança, do poder feminino e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Quando: domingo (26), às 15h e 19h, no Espaço Cultural Casa Iririú (rua Guaíra, 634).

 

15 – “Déte e Lodi”,
Depois do grande sucesso no YouTube e nas redes sociais, os dois personagem pulam para os palcos e estrelam este espetáculo que procura, retratar, com bom humor, dois tipos de mulheres catarinenses: a “manezinha” e a descendente de alemães. Apesar das origens e culturas diferentes, Déte e Lodi são amigas e enfrentam o dia a dia juntas.
Quando: domingo (26), às 20h, no Teatro Juarez Machado.


16 – “Flores”

A mostra didática apresenta trabalhos produzidos pelas alunas do curso de tecelagem da Casa da Cultural. Materiais alternativos e criativos, como cordas de varal e sacolas plásticas, estão entre os suportes utilizadas nas obras, que também trazem um referencial artístico, para além do mero conceito artesanal.
Quando: até 31 de agosto, das 8h às 20h, na Casa da Cultural