Projeto Museus Virtuais anuncia nova temporada; confira sessões gratuitas

Foto: Divulgação/Instituto Maratona Cultural

Por: OCP News Florianópolis

26/02/2024 - 14:02 - Atualizada em: 26/02/2024 - 14:27

O projeto Museus Virtuais, realizado pelo Instituto Maratona Cultural, está de volta para mais uma temporada e, desta vez, levará o público para visitar os roteiros “Campeões de Bilheteria”, na trajetória do exitoso projeto. Para este ano, serão 12 sessões gratuitas, às terças-feiras e sábados, no Paradigma Cine Arte, na SC-401, em Florianópolis.

“Vamos agregar novidades nas sessões como “Museu D’Orsay: A Luz e a Cor na Pintura do Século XIX”, “Thyssen-Bornemisza: Expressão, Fantasia e Abstração na Pintura Moderna e Contemporânea” e “Pinacoteca: Brasilidade e as Relações com a Arte Européia” que fizeram muito sucesso nestes 10 anos e que voltam mais interativas, proporcionando uma a melhor compreensão das temáticas”, destaca a presidente do Instituto Maratona Cultural, Paula Borges.

Os roteiros apresentam um percurso pela história da arte desde a Idade Média até o século XX, através das obras de grandes artistas, e destacando as diferenças culturais, estilísticas e as transformações históricas do Gótico, Renascimento, barroco, classicismo, Romantismo, Impressionismo até as diferentes estéticas das vanguardas modernas e contemporâneas.

“Visitaremos alguns dos mais importantes museus do mundo, conhecendo sua história e a formação das coleções de arte que tornaram essas instituições verdadeiras reservas do patrimônio da humanidade. Cada tour virtual foi pensado de modo a propiciar ao espectador conhecer o museu, sua arquitetura, a disposição das obras em exposição e muito conteúdo que permitirá conhecer mais profundamente a arte, com vivência museológica de descoberta, conhecimento e nostalgia”, destaca Claudio Toscan, arte educador que conduz as sessões do projeto.

Para a estreia da temporada, neste sábado (09), às 15h, foi escolhido o roteiro “ National Gallery: Símbolos e Valores da Realeza”, que conduzirá o público até Londres (ING) para conhecer um museu tradicionalmente democrático que reúne o acervo de antigos colecionadores ingleses.

“O roteiro “Símbolos e Valores da Realeza” apresenta pinturas da coleção que lançam luz sobre a noção de realeza, incluindo retratos de governantes homens e mulheres de diferentes épocas e países. Obras de mestres italianos, flamengos, ingleses e alemães pertencentes à coleção do museu serão visitados na sessão, além de salas da galeria com quadros de Giovanni Bellini, Mantegna, Veronese, Guido Reni, Rubens, Claude, Rembrandt, entre outros”, explica Toscan.

O Projeto Museus Virtuais é uma realização do Instituto Maratona Cultural e viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.

Serviço

  • O quê: 11ª Temporada Projeto Museus Virtuais
  • Quando: 09 de março a 10 de setembro de 2024
  • Local:Paradigma CineArte – SC-401, 8600 – bloco 8 sala 2 – Santo Antônio de Lisboa
  • Ingressos: gratuitos – respeitando a lotação do espaço.