Projeto jaraguaense é uma adaptação da obra de Rubem Alves
Com recursos do Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura, por meio de projeto selecionado no Prêmio Catarinense de Cinema de 2022, produtoras jaraguaenses foram do teatro ao cinema. Antes da pandemia, em 2019, as produtoras do curta “A menina e seu pássaro”, atuavam no teatro, mas após os desafios deste período, as companhias passaram a se dedicar ao audiovisual.
Segundo a diretora e produtora do curta-metragem, Lu Antunes, a ideia de adaptar a obra de Ruben Alves “A menina e o pássaro encantado” era antiga, mas o que se tinha em mente era uma peça teatral. “O conto é infantil, mas transformamos em uma obra voltada ao público de todas as idades. Optamos por uma linguagem mais poética, com nuances que dialogam melhor com o público com maior experiência de vida também”, ressalta Lu.

Foto: divulgação
Para a diretora, manter a ideia central da obra adaptada estava entre os objetivos da equipe. Por outro lado, o que torna o filme curioso é uma nova abordagem, que se manifesta nos detalhes e amplia a narrativa original, e, ao mesmo tempo, mantém a valorização da liberdade e o respeito ao outro.
O filme teve as filmagens feitas no anfiteatro do CEU das Artes Mestre Manequinha, com a cessão do espaço pela administração pública municipal. Foram quatro dias de filmagem que resultaram no curta-metragem com 15 minutos de duração. O filme também conta com o apoio do Instituto Rubem Alves, que cedeu os direitos da obra para a adaptação.
Para que o filme fosse do papel às telas, o maior desafio da equipe sempre foi o apoio financeiro. Essa realidade, segundo a produção, melhorou nos últimos anos, especialmente com as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, que permitem os recursos chegarem aos artistas e entidades culturais independentes. “Também há uma dificuldade estrutural, educacional e cultural. O público em geral está muito acostumado às grandes produções — aquilo que já é conhecido. Se Hollywood tem dificuldade em investir em histórias novas e acaba voltando a franquias já conhecidas, por conta da falta de interesse do público por novidades, é sempre um desafio maior para quem faz cinema independente.”, enfatizou.

Foto: divulgação
Esta é a primeira vez que as produtoras trabalham com uma adaptação. O roteirista Thiago Barba, sempre trabalhou com obras autorais. Foi a diretora quem trouxe a proposta, motivada pelo encantamento com a história desde a infância.
De acordo com Lu Antunes, o filme ainda não possui data para exibições, pois primeiro será inscrito em festivais de cinema, muitos dos quais exigem que as obras não tenham sido exibidas ainda para o grande público.
Este é o segundo curta-metragem lançado em parceria pelas produtoras: Ateliê Lu Antunes e a Avenida Lamparina. O primeiro curta, intitulado “O Quarto de André”, circulou por festivais de 12 países, recebeu cinco troféus, quatro menções honrosas e foi indicado como Melhor Curta-Metragem em seis festivais no Brasil e nos EUA.

Foto: divulgação
O próximo curta-metragem, de autoria das co-produtoras parceiras, chamado “Da Janela” , já está em fase final de produção, e deve estar pronto em setembro. “Ele também é inteiramente jaraguaense e esperamos voltar aqui no OCP para contar mais sobre ele, porque a história tem uma ligação profunda com a cidade”, explica.
A equipe do curta foi formada por 17 profissionais, entre artistas e técnicos. As principais funções foram ocupadas por profissionais de Jaraguá do Sul, mas contou ainda com a participação de artistas e técnicos de outros municípios, como Joinville, Barra Velha, Penha e Rio Negrinho.
Ficha técnica:
Direção – Lu Antunes
Roteiro Adaptado – Thiago Barba
História Original – Rubem Alves
Produção – Lu Antunes e Thiago Barba
Produção Executiva – Maru Caetano
Direção de Produção – Mara Kochella
Produção de Set – Jean Knetschik
Assistente de Produção – Matheus Kunitz
Ator – Rubens Franco
Atriz Animadora – Lu Antunes
Direção de Fotografia – Lu Antunes
Cinegrafista – Oziel Coelho
Iluminadores – Flávio Andrade e Solange Carvalho
Direção de Arte – Thiago Barba
Assistente de Direção de Arte – Tais Rojas Urquizar
Confecção de Boneca e Máscara – Lu Antunes
Confecção de Cenário e Figurino – Lucas David
Direção Musical – Fernando Dolny
Música Original – Fernando Dolny, Enéias Raasch
Direção de Som – Franco Hettwer
Assistente de Direção de Som – Enéias Raasch
Montagem e Edição – Maike França e Jess Carvalho
Assistente de Montagem – Thiago Dias
Colorização – Jess Carvalho
Design e Animação – Tais Rojas Urquizar
Storyboard – Tais Rojas Urquizar
Assessoria de Imprensa – Jean Knetschik