A jornalista, escritora, empreendedora e especialista em marketing literário, Lilian Cardoso, realiza sessão de autógrafos da obra “O livro secreto do escritor” no domingo (29), a partir das 15h, na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul.
Primeiro lugar na lista dos mais vendidos Brasil na categoria Não Ficção, a obra apresenta um passo a passo completo para escrever, publicar e divulgar um livro de sucesso. A publicação reúne a experiência de 15 anos de mercado da autora, que mora em Jaraguá do Sul, onde está a unidade da LC – Agência de Comunicação fundada por Lilian.
Em “O livro secreto do escritor”, Lilian mostra como identificar o público-alvo correto para cada obra, além de categorizar os diferentes tipos de leitores a partir de cada geração, dos Baby Boomers aos Alpha. Direitos autorais, leitura crítica, diagramação, capa, endossos, prefácio e distribuição, são alguns dos temas abordados no título.
A obra conta também com um workbook (o segredo dos escritores), onde o leitor põe em prática os ensinamentos da especialista com o objetivo de montar o próprio cronograma de publicação a partir de anotações objetivos, prazos e insights tirados durante a leitura.

Foto: Felipe Pillon
Sobre a autora
Em 2008, Lilian Cardoso descobriu uma paixão que mudou a sua vida: o mercado do livro. Jornalista com especialização em cultura, fundou aos 26 anos, em 2010, a primeira agência no Brasil 100% voltada à divulgação de livros.
Hoje a LC – Agência de Comunicação faz parte do maior grupo da América Latina de prestação de serviços em marketing editorial e consultorias para editoras e autores. De romances a títulos técnicos, de novos autores a best-sellers, trabalhou com a sua equipe em mais de 4 mil campanhas literárias.
Em 2019, Lilian saiu dos bastidores dos lançamentos para dar início a um projeto que já era um sonho antigo: o curso Escritores Admiráveis. Assim, tornou-se uma das profissionais mais influentes do setor pela sua conta no Instagram e é reconhecida por workshops e eventos on-line gratuitos que já impactaram mais de 100 mil autores.
Confira a entrevista que Lilian concedeu ao OCP:
OCP – “O livro secreto do escritor” é um manual para que quem deseja ingressar no mundo da literatura, isso? Com uma orientação profissional, o sucesso da obra pode se dizer que é garantida, Lilian?
Lilian Cardoso – Esta obra é um sonho antigo. Desde que entrei para o mercado literário, no ano de 2008 em uma editora de São Paulo, ouço a pergunta: o que faço para escrever meu livro e divulgar?
Eu já compartilhava os bastidores, orientações e macetes deste meio, mas sentia falta de um guia que fosse da ideia à divulgação. São 304 páginas que reúnem tudo o que um escritor, experiente ou iniciante, precisa saber para ter segurança na hora de escrever, publicar e divulgar uma obra.
Abordo também outros temas importantes para quem deseja seguir carreira, como parceria com editoras tradicionais, publicação na Amazon, financiamento coletivo, direito autoral, formatação de livros e, claro, todas as dicas de marketing aplicadas aos best-sellers que divulgados pela LC – Agência de Comunicação.
OCP – A que você atribui o fato de seu livro estar em primeiro lugar na lista dos mais vendidos Brasil na categoria Não Ficção? O mercado dos livros está aquecido e também ajuda a fazer com que mais pessoas se aventurem nesta área?
Lilian – “Todo mundo é escritor, só que alguns escrevem, outros não”, a frase do ilustre José Saramago ajuda a responder um pouco essa questão. Todos nós (não importa a idade, origem ou profissão) temos algo a contar, a compartilhar.
“O livro secreto do escritor” chega como uma ferramenta para levar conhecimento, entretenimento e apoio. Pode parecer clichê, mas o resultado vem de muito trabalho – são 15 anos dedicados ao mercado do livro – mas sem dúvida, devo muito aos meus alunos do Curso Escritores Admiráveis, que estavam esperando há tempos por este guia.
A Bienal Internacional do Livro Rio, que aconteceu em setembro, foi uma prova às editoras sobre a importância de investirmos cada vez mais nos jovens. Eles fazem toda a diferença atualmente para as vendas.
Neste evento, 5,5 milhões de livros foram vendidos, recordes foram batidos com a média de 9 exemplares por visitante. O movimento dos booktokers (influenciadores de livros no TikTok) tem levado muitos jovens à literatura.
As editoras que atendemos na Bienal comemoram as vendas que foram sucessos. Assim como eu encabecei a lista dos mais vendidos do Brasil, comemoramos cada vez mais autores brasileiros recebendo destaque, principalmente nas categorias de desenvolvimento pessoal, negócios, espiritualidade, além, claro, das obras de ficção.
A chegada da Amazon facilita o lançamento de e-books, e a impressão sob demanda tem democratizado as publicações, tanto para quem está no início da carreira quanto a quem deseja seguir de forma independente.
OCP– Você é uma das poucas jornalistas, aqui falo de mulheres, a ser uma empresária do ramo de edição e literatura, única em Jaraguá do Sul. Qual foi seu principal desafio para ter sucesso na sua carreira e empresa?
Lilian – Quando iniciei as atividades da minha agência em janeiro de 2010, na capital paulistana, o principal desafio foi construir uma carteira de clientes do zero. A Editora Mundo Cristão é um exemplo. Conseguir levar livros cristãos à imprensa, como Revista Veja, Folha de S.Paulo e Estadão, chamou a atenção do mercado.
O que eu fazia de tão diferente para emplacar tantos título? Construía pautas, abria o livro. Já são mais de quatro mil obras divulgadas, entre autores famosos e os até então desconhecidos. Mas sei também o preço disso: os fins de semana em livrarias, os cursos, estudos, tudo que tive de passar para construir o que a LC é hoje.
Quando você não é conhecido, não há parceria ou trampolim. É trabalho de segunda a segunda, construção de networking e busca por resultado. Hoje fico emocionada em dar esta entrevista para O Correio do Povo, meu primeiro estágio como jornalista.
OCP – Falando um pouco em um futuro próximo. O que você pensa sobre o mercado literário para o futuro? Mesmo com a internet e redes sociais jogando tanta informação (algumas bem desnecessárias) o livro vai continuar com sua importância e consumo, principalmente entre os jovens?
Lilian – Na primeira parte do meu livro, conto um pouco dos bastidores e das histórias que vivi neste mercado. Lá, cito um Congresso que participei com o tema Livros Digitais: será que leremos em 2020?
O ano era 2016, e, veja só: o livro está mais vivo do que nunca! Mesmo que, atualmente, as vendas estejam mais intensas pelas lojas on-line, uma pesquisa da Trend Tracker Survey afirma que mais de 80% dos exemplares vendidos são físicos. A média do leitor brasileiro ainda é baixa, 5 obras por pessoa a cada ano (destes, 50% abandona a leitura). Mas na pandemia houve uma mudança significativa em relação a esse hábito (aliás, várias editoras que atendemos tiveram recordes de vendas nesse período).
Quanto às redes sociais, repito o que sempre digo aos meus alunos e o que aplicamos para nossos clientes: é importante usá-las em nosso favor. A internet proporciona tanto assunto, tanto conteúdo… por que não falarmos mais sobre livros?! Toda vez que nasce um escritor, surge um leitor. Temos que trabalhar na formação e incentivar o hábito da leitura. Não somente escrever, mas atuar como agentes na formação de leitores.
Segundo a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o preço das obras não é motivo para os leitores lerem menos… mas sim, a falta de tempo! Todo mundo diz que não tem tempo para ler, mas se alguém destinar 30 minutos por dia, já estará acima da média dos leitores brasileiros. Vejo que um bom futuro está por vir, mas precisamos trabalhar diariamente, sem cansar, para mudar este cenário nacional.
SERVIÇO
O que: sessão de autógrafos d’O livro secreto do escritor
Quando: domingo (29/10), das 15h às 16h
Onde: Praça dos autógrafos, Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul
Endereço: R. Jorge Czerniewicz, 160 – Czerniewicz, Jaraguá do Sul