Musical “Cantoria da Troupe” terá três sessões para alunos de escolas municipais de Joinville

Divulgação/Arte Maior

Por: Pedro Leal

02/10/2023 - 09:10

Estudantes de escolas municipais de Joinville serão a plateia de três das oito apresentações na nova temporada do espetáculo “Cantoria da Troupe”, da Escola de Música Arte Maior, que entrou em cartaz no domingo, 1º, na Sociedade Harmonia Lyra. A ação é assinada pela cooperativa Unicred, apoiadora da produção, que viabilizou o oferecimento das sessões gratuitas como parte do programa intitulado “Arte nas Escolas”, integrado a um projeto social da instituição.

O objetivo, afirma Sandro Junkes, coordenador do projeto da Unicred, é provocar um impacto positivo nas comunidades onde a cooperativa financeira opera, por meio de iniciativas que valorizem o ser humano e preservem o meio ambiente. “Mais do que um projeto, é um propósito”, sustenta o executivo Marcelo Vieira Martins, também da Unicred. Segundo ele, mais de 11,5 mil estudantes já foram atendidos em oficinas de cinema, música, fotografia e artesanato.

As sessões exclusivas para as crianças da rede municipal serão nos dias 6, 9 e 10 de outubro. A remontagem de “Cantoria da Troupe”, releitura da obra “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, tem direção geral de Kátia Siqueira e direção cênica, coreografia e figurino do teatrólogo Lucas David. “A história trabalha a interação entre artistas de diferentes linguagens – atores, cantores, artistas circenses”, relata Kátia. Nos palcos, um conjunto de seres lúdicos, regidos por uma personagem que quer realizar um grandioso espetáculo circense.

A diretora destaca o aspecto de educação musical que o projeto encerra: “A montagem exige um trabalho prévio em sala de aula. As escolas inscritas são convidadas a participar de uma sessão de formação na qual se partilha o trabalho a orientar na sala, a pretexto da preparação das intervenções das crianças”, detalha. Cantores, atores e performers fazem todo o trabalho técnico, também.

A Arte Maior já promoveu, para o projeto, oficina de formação em Canto Coral para 40 professores de oito escolas públicas municipais, que incluíram atividades de orientação e mentoria on-line. Foram ministradas, ainda, vinte oficinas de Maquiagem Cênica para 800 estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas municipais. E oficina de Coro Cênico para 70 crianças e adolescentes, integrantes do Coral Infanto-Juvenil Arte Maior. Haverá, também, apresentação dos participantes da oficina de Coro Cênico para familiares dos participantes, envolvendo um público total de 500 pessoas.