Historiador dos povos pomeranos realiza palestra em Jaraguá do Sul

Foto: Isabelle Stringari Ribeiro

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

27/10/2023 - 15:10 - Atualizada em: 27/10/2023 - 15:53

O historiador e teólogo José Carlos Heinemann, natural de São Paulo, mas residente em Novo Hamburgo (RS), esteve nesta sexta-feira (27) no Jornal O Correio do Povo, onde compartilhou suas contribuições literárias a respeito do povo pomerano. José possui um vasto conhecimento das complexas questões históricas que envolvem os pomeranos no Brasil e da antiga terra da Pomerânia.

José Carlos já realizou palestras em escolas, comunidades eclesiais e para o público amante dessa história. Em 2005 foi diretor do filme “Da Pomerânia a Ibirubá”, idealizado junto com a comunidade de Ibirubá, já assistido por mais de 120 mil pessoas, entre elas, comunidades do Uruguai e Argentina.

Atualmente faz parte, junto com outros historiadores e linguistas, do Instituto Cultural Pomerano Brasileiro de Jaraguá do Sul, que atua na prevenção da cultura e de grande acervo de livros sobre o tema.

O historiador é autor de dois livros históricos publicados em dezembro de 2022, são eles: “Narrativas que nossas avós contaram – Contos pomeranos” e “Da Pomerânia ao Brasil – A história de uma família imigrante” e que foram distribuídos para escolas e comunidades de igrejas.