A Pequena Monstra: Letícia Souza retorna aos palcos de Joinville com solo de dança

Divulgação

Por: Pedro Leal

19/06/2023 - 10:06 - Atualizada em: 19/06/2023 - 10:07

Nos dias 23 e 24 de junho, no Teatro da AJOTE, em Joinville, a dançarina Letícia Souza apresenta o solo de dança “A Pequena Monstra: o retorno”, com codireção dela e Neto Machado. A obra traz à cena uma reflexão das memórias de lutos e lutas vividas pela artista e que em muitos momentos se confundem com a história de todos que estão assistindo.

Neste sentido, “A Pequena Monstra: o retorno” questiona a vivência e explora a potência que é viver relacionando-se ao ambiente em que se encontra. A criação vem sendo realizada desde janeiro de 2023 e conta com a colaboração de artistas e produtores de Joinville, Salvador e Florianópolis.

“Mesmo à distância, conseguimos encontrar caminhos possíveis para seguir e criar. Foram seis meses em um um processo de escuta, de possibilidades, de entender os desejos da Letícia e com isso chegamos em um resultado muito bonito”, destaca o diretor.

O espetáculo apresenta uma dança solitária e usa os episódios vividos pela artista para reverberar em sua movimentação corporal. “É olhando para cada memória que conseguimos transformar nossos movimentos, compreender nossa existência e compartilhar nossas reflexões para o mundo, passando a olhar de maneira mais leve para o presente e futuro”, comenta Letícia.

Para complementar a experiência, Letícia disponibilizou um e-book (download aqui) onde conta sobre como suas experiências em dança, cicatrizes e memórias de lutos a acompanham durante os anos e como elas interferem seus processos criativos.

O processo de criação do solo, as apresentações nos dias 23 e 24, e a criação e distribuição do livro digital “A pequena monstra: escritas aleatórias para a sobrevivência” fazem parte do projeto “A Pequena Monstra: o retorno” contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Associação Joinvilense de Teatro e da Dimenti Produções.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).