Volta no tempo: lugares icônicos que marcaram uma geração em Jaraguá do Sul

Foto: Arquivo Pessoal

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

04/03/2024 - 09:03 - Atualizada em: 04/03/2024 - 10:31

Para aquelas pessoas que moraram a vida inteira em Jaraguá do Sul guardam na memória lugares que eram pontos de encontro e que, infelizmente, já não existem mais hoje em dia. O centro da cidade era o epicentro da vida social, repleto de estabelecimentos marcantes que agora são lembrados com carinho.

Supermercado Breithaupt

Um desses locais icônicos era o Supermercado Breithaupt, que desperta nostalgia em muitos moradores. Inaugurado em 1986, o estabelecimento abrigava uma lanchonete famosa logo na entrada. Com um grande balcão e banquetas redondas alinhadas, o espaço foi criado para receber os viajantes que passavam pela estação.

Em 1998, o prédio do supermercado foi demolido e, em seu lugar, surgiu o Shopping Breithaupt, inaugurado em 1999. O shopping se tornou um símbolo importante para a cidade, sendo posteriormente ampliado e rebatizado como Jaraguá do Sul Park Shopping e em 2023 mudou de nome novamente para Partage Jaraguá do Sul. Assim, a história e a nostalgia do antigo Supermercado Breithaupt continuam vivas, mantendo viva a memória dos bons momentos vividos na região.

Foto: Divulgação

Notre Dame

A Notre Dame foi o ponto alto da vida noturna em Jaraguá do Sul por 17 anos. O local era o destino preferido dos jovens que buscavam diversão nos fins de semana. O palco do clube, ficava no prédio da rua Emílio Carlos Jourdan e recebeu grandes nomes da música brasileira, como O Rappa, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Charlie Brown Jr, Biquini Cavadão, Cidade Negra e Capital Inicial.

Além disso, a Notre produziu shows inesquecíveis, como a apresentação dos Mamonas Assassinas em 1995, que aconteceu no Estádio João Marcatto para acomodar todos os fãs que queriam assistir ao espetáculo.

Foto: acervo Marcelo Luís

Sorvetão

Nos anos 90, uma sorveteria se destacava em Jaraguá do Sul como a preferida de muitos. Quem passou por lá ainda se lembra com saudades das delícias que eram servidas em um ambiente charmoso e acolhedor. Os sorvetes eram o carro-chefe, mas o cardápio de sucos também fazia sucesso, com 30 combinações refrescantes e saborosas, como mamolanja, moraxi e laranxi.

No balcão de sorvetes, os sabores tradicionais, como creme, morango e chocolate, eram os mais pedidos. Mas havia também opções mais exóticas, como marta rocha, chocolate branco, cereja, maracujá e uva, todos preparados com frutas naturais. Além disso, o Sorvetão oferecia uma variedade de taças especiais, como banana split, sundae e colegial, todas preparadas na hora, com enfeites, coberturas, cereja e tubetes.

A sorveteria também vendia torta de sorvete, panetone recheado com sorvete, sanduíche de sorvete e até sorvete frito. Além disso, uma enorme vitrine de salgados fazia sucesso, com destaque para o beirute, que ainda é lembrado com carinho pelos consumidores.

Foto: Arquivo Pessoal

Notícias no celular

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).