Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Volta às aulas 2026: Educação de Criciúma se prepara para receber mais de 20 mil estudantes

Foto: Divulgação/PMC

Por: OCP News Criciúma

28/01/2026 - 11:01 - Atualizada em: 28/01/2026 - 11:09

Criciúma se prepara para receber mais de 20 mil estudantes no retorno às salas de aula da rede municipal. O início do ano letivo de 2026 está marcado para o dia 18 de fevereiro para todos os alunos, após um período de planejamento e organização pedagógica conduzida pela Secretaria Municipal de Educação. As 62 unidades escolares estarão abertas para atendimento ao público a partir do dia 9 de fevereiro, garantindo orientação aos pais e responsáveis em ajustes necessários antes do início das aulas.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, destaca que a preparação antecipada das unidades escolares é fundamental para assegurar um retorno tranquilo e acolhedor. “A educação é prioridade em Criciúma, e cada detalhe do início do ano letivo é pensado para oferecer um ambiente adequado ao aprendizado e ao desenvolvimento dos alunos. Nosso compromisso é assegurar estrutura de qualidade para que os estudantes tenham um ano letivo produtivo desde o primeiro dia”, ressalta.

Para este ano, a Rede Municipal de Ensino conta com 20.630 estudantes matriculados, sendo 3.956 na Educação Infantil, 10.251 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 6.261 nos Anos Finais e 162 na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A preparação para a volta às aulas envolve um trabalho integrado de organização administrativa, formação pedagógica e acolhimento das equipes escolares. Durante esse período, as unidades de ensino do Município passam por serviços de limpeza, organização dos espaços, manutenção dos pátios e adequação das salas de aula.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

O calendário escolar de 2026 segue as diretrizes da legislação educacional, assegurando 200 dias letivos, com encontros de planejamento coletivo, fortalecendo as práticas em sala de aula e o acompanhamento da aprendizagem desde os primeiros dias. A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, pontua que o início do ano letivo é um momento estratégico para alinhar práticas pedagógicas e garantir a continuidade das aprendizagens.

“Mais do que a organização da estrutura física, esse período é fundamental para o planejamento pedagógico das equipes, o alinhamento das propostas de ensino e a definição de estratégias que garantam o acompanhamento contínuo da aprendizagem dos estudantes. É nesse momento que fortalecemos as práticas em sala de aula e organizamos o trabalho pedagógico para que o ano letivo comece de forma estruturada e com foco na aprendizagem”, afirma a secretária.

Assim como em anos anteriores, o Governo de Criciúma realizará a entrega de uniformes escolares. Cada estudante receberá um kit de verão contendo duas camisetas, uma bermuda, uma calça, um shorts-saia para as meninas, dois pares de meia e um par de tênis – as opções de inverno serão entregues posteriormente.

Novidade para o ano letivo de 2026

Uma das principais novidades para o ano letivo de 2026 é a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação, que passa a integrar o planejamento pedagógico da rede municipal. A iniciativa amplia o acesso dos estudantes às habilidades de lógica e programação, à cultura digital e ao uso consciente da tecnologia, alinhando o ensino às demandas da atualidade e às diretrizes da educação.

Na prática, os estudantes terão contato com atividades que estimulam o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a compreensão dos fundamentos da tecnologia, de forma progressiva e adequada a cada etapa do ensino, contribuindo para uma formação mais completa e conectada com o mundo contemporâneo.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Criciúma

As principais notícias de Criciúma e região.