Assim como nós, os cães são guiados pelos seus 5 sentidos. Porém, com pesos diferentes para cada um deles, comparado a nós. Isso porque, entre os 5 sentidos dos cachorros, há alguns muito apurados como a audição e o olfato que são os pontos forte deles. Nesta reportagem, a partir de informações da Total Neem, vamos navegar pelos sentidos e suas funções na vida dos cachorros.
Olfato canino
O principal entre os 5 sentidos dos cachorros é o olfato. Eles farejam de longe o cheiro de seus tutores, de comida, aromas atraentes para o mundo canino e o que mais forem treinados a encontrar. Afinal, não é a toa que a polícia e os bombeiros treinam cães para farejar drogas e encontrar pessoas em grandes catástrofes, não é mesmo? Isso acontece porque um cachorro pode ter até 40 vezes mais células olfativas do que os humanos, a depender da raça. Quando um cachorro procura algo de interesse ou em treino, devido a eficácia do olfato canino, as chances são de 75% de acerto.
Como os cães enxergam
Já parou para pensar como os cães enxergam e se faz diferença para eles a compra de um brinquedo rosa ou amarelo? A visão dos cães é bem diferente da visão humana, pois para eles a visão tem relação com o instinto predador canino. Isso faz com que eles não enxerguem tão bem quanto nós durante o dia e não vejam as cores da mesma forma. Mas por outro lado eles têm uma boa vantagem na visão noturno, concentrando muito mais informações luminosas.
Perceba que raramente um cão esbarra ou derruba algo andando pela casa à noite, no completo escuro, enquanto nós humanos precisamos de algum foco de luz. Isso acontece porque eles têm muito mais noção de espaço com uma mínima informação luminosa.
Além disso, eles percebem movimentações há longas distâncias, o que os deixa alertas e preparados, devido ao instinto caçador, que rege os 5 sentidos dos cachorros.
Segundo alguns estudos, o que se sabe é que, para os cães, cores como vermelho e rosa não chamam muito a atenção. Enquanto o Azul e o Amarelo são cores interessantes.
Audição canina
Mais um dos sentidos bem aguçados dos cães, a audição canina é extremamente eficiente e eles podem ouvir um som até 4 vezes mais longe do que a capacidade humana alcança. Além disso, eles ouvem frequências altíssimas que os humanos não podem captar. Por isso muitos barulhos que são apenas altos para nós, podem ser absurdos para eles, como os fogos de artifícios de fim de ano!
Não é a toa que a audição está no Top 2 dos 5 sentidos dos cachorros. eles podem distinguir vozes e tom de voz no meio de muitos outros sons e até mesmo o ronco do motor do carro seu tutor, sabendo exatamente quando ele está chegando, pelo barulho do seu carro e pelo cheiro do humano, a uma boa distância.
Paladar canino
Se a audição e o olfatos são muito apurados, não se pode dizer o mesmo do paladar canino. Eles sentem o gosto das coisas de forma parecida com a nossa. Porém com muito menos eficiência, tendo até 12 vezes menos capacidade de sentir os sabores.
Eles distinguem bem sabores doces, salgados, azedos e amargos. Mas não têm a mesma complexidade humana e usam o olfato para entender o que vão consumir. Já reparou que o cão sempre cheira a alimentação antes de comer? Esse comportamento se dá pela interligação entre olfato e paladar e pela extrema eficiência do olfato e limitação do paladar canino.
Por isso, o alimento para o cão precisa ser pensado para o paladar deles, com a vantagem do olfato super aguçado e da percepção de sabor reduzida, para que seja atraente o suficiente. Por outro lado, essa combinação de olfato e paladar canino permite que eles comam sempre a mesma coisa sem que isso seja um sacrifício. Desde que, claro, seja algo apropriado para a saúde e nutrição dele.
Tato
O último entre os 5 sentidos dos cachorros é o tato, um sentido fundamental para os filhotes, desenvolvido principalmente em seus bigodes que o guiam desde recém-nascidos, quando nem abrem os olhos. Mas são guiados pelos fios dos bigodes para encontrar a mãe, se sentir seguro e se alimentar. Ao longo da vida, os bigodes continuam sendo importantes, por terem terminações nervosas que os fazem extremamente sensíveis e por isso NUNCA devem ser aparados!
Os cães também têm essas terminações nervosas por todo o corpo e pelo que os fazem sentir temperatura, movimento, carinho, dor, etc. Perceba que qualquer toque leve nas pontas do pelo de um cão de pelos longos gera reações no cachorro. Pois embora pareça que mal tenhamos tocado nele, ele tem terminações nervosas que criam essa sensibilidade e reagem a isso, ainda que de um pelo para o outro exista níveis de sensibilidade diferente.
Fonte: Total Neem