A influenciadora e empresária Virgínia Fonseca, casada com o cantor Zé Felipe e nora do sertanejo Leonardo, contou neste domingo (16), que desistiu de uma viagem de 20 dias que faria à China. Ela decidiu cancelar ida ao país, depois de descobrir que lá o uso do Instagram é proibido.
“Quando me disseram que lá não pode Instagram, cancelei na hora. Não tenho como ficar sem rede social”, disse a influenciadora, famosa por dividir sua rotina com os mais de 43 milhões de seguidores que possui na rede social.
China controla o uso das redes sociais
Além do Instagram, o governo chinês também proíbe o uso do Facebook, YouTube, Twitter e até do TikTok – que, inclusive, foi desenvolvido naquele país. As plataformas só podem ser acessadas por meio de uma Rede Privada Virtual (VPN).
A Weibo, uma versão censurada do Twitter, já teve inúmeras contas bloqueadas e excluídas por tratarem de assuntos proibidos pelo governo, sendo alvo de ações que somam milhões de dólares por não reprimir os conteúdos divulgados pelos usuários. Sites também estão no radar das autoridades chinesas.