A Vigilância Sanitária (Visa) de Blumenau inicia nesta semana a fixação de adesivos nos estabelecimentos vistoriados pelo órgão. A iniciativa tem como objetivo reconhecer os locais que mantêm as atividades sanitárias em dia e garantir a segurança e eficácia de produtos e serviços comercializados. Em 2022, mais de 6,1 mil comércios foram certificados, garantindo a condição dos serviços municipais de saúde e refletindo na qualidade de vida dos moradores.
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a ação tem o objetivo de assegurar uma certificação a mais. “A medida garante que o estabelecimento cumpra as determinações exigidas para o seu funcionamento, pois confirma que o local foi fiscalizado pela Vigilância Sanitária e está em dia com as normas sanitárias vigentes, passando segurança ao consumidor”, declara.
A diretora de Vigilância em Saúde de Blumenau, Jeckeline Maria Sartor, comenta que além do alvará de funcionamento, a Visa inovou com essa Identificação de Fiscalização Sanitária. “Há algum tempo, a Vigilância estuda uma maneira de mostrar à população a importância das fiscalizações que são realizadas rotineiramente. Com esse adesivo, a população poderá identificar facilmente as ações executadas pela Vigilância Sanitária”, ratifica.
A iniciativa acontece de forma gradativa, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado no último sábado, dia 5, e instituído pela Lei 13.098, de janeiro de 2015. A data foi escolhida por ser aniversário de nascimento de Oswaldo Cruz, cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e um dos maiores sanitaristas brasileiros, responsável por importantes campanhas de saneamento.