Vídeo: Trator ‘made in Jaraguá do Sul’ moderniza coleta de lixo nas praias de Florianópolis

Foto: Divulgação/PMF

Por: OCP News Florianópolis

26/03/2024 - 10:03 - Atualizada em: 26/03/2024 - 23:35

A Prefeitura de Florianópolis colocou em operação dois tratores coletores de resíduos para praia. O modelo fabricado por uma empresa de Jaraguá do Sul é exclusivo para a Capital, triplica a capacidade de carga e automatiza a descarga, aliviando o esforço dos operacionais que trabalham na orla. Até então, os resíduos ensacados na faixa de areia eram colocados à mão nas caixas estacionárias.

Com investimento de R$ 460 mil, a Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana adquiriu equipamentos para melhorar os serviços de limpeza pública. Os tratores coletores serão alocados no Norte da Ilha para atender as orlas expandidas de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê, informa o secretário João da Luz.

Os tratores foram produzidos pela indústria Moldemaq Máquinas e Implementos Agrícolas de Jaraguá do Sul e já são usados em Barra Velha, Balneário Camboriú e Itajaí. Trata-se de modelo mais compacto, com menos custo operacional pelo motor a diesel com baixo consumo de combustível e manutenção (troca de óleos e filtros) menos complexa que a de trator de maior porte ou caminhão.

“Foi um projeto especial, desafiador, mas conseguimos entregar para Florianópolis um trator com carroceria maior, com estrutura e pneus adaptados para terrenos moles e descarga automatizada em 1,6 m de altura para encaixar nas caixas estacionárias. Isso permite limpar área maior em menor tempo”, explica Rafael Tecilla, gerente comercial da Moldemaq Máquinas e Implementos Agrícolas.