Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Prefeitura de Blumenau é criticada por financiar polêmico evento LGBTQIAPN+

Foto: Reprodução/OCPNews

Por: OCP News Vale

17/05/2024 - 10:05 - Atualizada em: 17/05/2024 - 16:17

Entre os dias 9 e 12 de maio, a cidade de Blumenau foi palco do evento “10 Somos Muitas – Encontro de Artes da Cena LGBTQIAPN+”, financiado pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento, que incluiu apresentações artísticas e discussões sobre temas LGBTQIAPN+, gerou insatisfação entre certos segmentos da população, especialmente defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro e de pastores filiados ao Partido Liberal (PL), que disputarão cargos nas próximas eleições municipais.

A controvérsia ganhou força após a circulação de um vídeo nas redes sociais, mostrando trechos do evento. No vídeo, além da oferta de bebidas, aparece uma drag queen ensinando práticas de higiene depois do sexo anal e a confirmação do financiamento pela Prefeitura. O conteúdo provocou indignação e questionamentos sobre a utilização de recursos públicos para a realização do evento, e não sobre o evento em si.

Muitos moradores de Blumenau expressaram desconforto e descontentamento. Alguns comentários nas redes sociais refletiram a insatisfação da comunidade:

“Quem bancou deveria colocar seu filho e netos bem na frente pra assistir, o povo tem que exigir,” disse um dos comentários.

“Que vergonha da prefeitura aliciar esse tipo de absurdo vergonha,” criticou outro morador.

“@hildebrandtmario sério isso Sr. Prefeito??? Logo o senhor que é da igreja,” questionou um usuário, dirigindo-se ao prefeito Mário Hildebrandt.

Os organizadores do evento defenderam a iniciativa, destacando a importância de promover a diversidade e a inclusão através da arte e do debate aberto.

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Blumenau se posicionou sobre o evento. Em nota, esclareceu que “todo evento, ação, publicação e projeto cultural que é contemplado por programas de incentivo à cultura, como o prêmio Herbert Holetz, passam por avaliação de uma Comissão Técnica de Avaliadores” e garante que vai “ analisar toda a prestação de contas do evento.

Confira a nota

A Prefeitura de Blumenau reitera que todo evento, ação, publicação e projeto cultural que é contemplado por programas de incentivo à cultura, como o prêmio Herbert Holetz, passam por avaliação de uma Comissão Técnica de Avaliadores, selecionados seguindo os critérios propostos em edital e que não tem vinculação com os órgãos de governo. Por isso, não é a Prefeitura de Blumenau e nem a Secretaria Municipal de Cultura quem define os projetos aprovados.

Essa prática é preconizada pelo Ministério da Cultura e vale tanto em âmbito federal, quanto estadual e, claro, municipal. No caso dos habilitados para avaliar os projetos do Prêmio Herbert Holetz, por exemplo, são profissionais de fora de Santa Catarina.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Controladoria Geral do Município, informa também que vai analisar toda a prestação de contas do evento “10 Somos Muitas – Encontro de Artes da Cena LGBTQIAPN+”, realizado entre os dias 9 e 12 de maio, para confirmar se o que foi apresentado seguiu à risca o que previa o projeto que foi aprovado pela comissão.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Vale

Publicação da Rede OCP de Comunicação