Vídeo: Polícia Militar Ambiental salva tartaruga encontrada em rede ilegal em Penha

Foto: Divulgação/PMSC

Por: Elisângela Pezzutti

14/09/2024 - 11:09

Durante patrulhamento aquático em Penha, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), resgatou uma tartaruga-verde presa em uma rede de pesca ilegal. A operação, na quarta-feira (11), resultou na retirada de duas redes de emalhe fixas, com cerca de 150 metros cada, colocadas de forma irregular a menos de 50 metros do costão.

Foto: Divulgação/PMSC

As redes estavam localizadas entre a Praia da Saudade e a Praia Bacia da Vovó. Durante o recolhimento, os militares encontraram a tartaruga-verde (Chelonia mydas) presa nas malhas. Após ser cuidadosamente desvencilhada, e constatado que estava em boas condições de saúde, o animal foi devolvido ao mar.

O responsável pela instalação das redes irregulares não foi identificado. A região é conhecida pela rica biodiversidade marinha, sendo um refúgio natural para várias espécies de tartarugas. A preservação desses habitats é essencial para garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas como a tartaruga-verde.

*Fonte: Agência Catarinense de Notícias

Notícias no celular

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.