Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Vídeo: Obras de duplicação da SC-108 deixam 15 famílias sem água em Guaramirim

Foto: Fábio Junkes/OCP News

Por: Claudio Costa

23/05/2025 - 11:05 - Atualizada em: 23/05/2025 - 11:59

As obras de duplicação da SC-108, no bairro Rio Branco, em Guaramirim, deixaram 15 famílias sem abastecimento de água há aproximadamente dois meses. Os moradores afetados residem na região da Vila Bruhmuller e utilizavam um poço semi-artesiano que secou após o início das escavações para construção de um viaduto.

A assistente jurídica Sibeli Bruhmuller, uma das afetadas, relata que o poço, cavado há 50 anos, nunca apresentou problemas até o início da obra. “Quando começaram a escavar, percebemos que a água passou a cair para o outro lado do morro. Após uma inspeção, foi confirmado que uma veia de água foi rompida”, explicou.

Segundo Sibeli, a empreiteira responsável, Infrasul, não procurou os moradores. “Fomos nós que buscamos contato. Disseram que poderia ser essa a causa, mas nada foi feito desde então”, afirmou.

Diante da situação, a família encontrou outro poço, mas a água extraída é imprópria para consumo. “A água vem suja, com barro, e leva cerca de uma hora para encher a caixa. Mesmo assim, estamos usando porque não temos outra opção”, contou.

A rotina dos moradores também foi afetada. “Lavamos o básico em casa e levamos roupas para lavar na padaria onde trabalhamos nos fins de semana”, disse.

Em nota enviada ao OCP, a Águas de Guaramirim informou que, ao identificar o problema, acionou a empresa responsável pela obra. Em conjunto com a Prefeitura de Guaramirim, a Infrasul e a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE), foi definida a instalação de uma rede de água municipal para atender os moradores afetados.

A obra emergencial, que deve começar na próxima segunda-feira (26), consistirá na travessia da rede existente na margem oposta da rodovia e extensão da tubulação com PVC encamisado. A Prefeitura ficará responsável pelo fornecimento de materiais e mão de obra; a Infrasul, pelas máquinas e materiais para cobrimento e repavimentação; e a SIE, pela emissão do ofício autorizando a execução.

A previsão é de que a obra dure três dias. Alguns moradores não solicitarão a ligação imediata, mas aqueles que precisarem serão atendidos. Durante a intervenção, o trânsito na região poderá sofrer alterações.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.