Vídeo: Golfinho preso em rede ilegal de pesca é resgatado em Florianópolis

Foto: Reprodução/PMSC

Por: OCP News Florianópolis

24/09/2024 - 10:09 - Atualizada em: 24/09/2024 - 10:43

Durante um patrulhamento aquático na região da Baía Sul, em Florianópolis, no último sábado (21), uma guarnição da Polícia Militar Ambiental (PMA), resgatou e salvou um golfinho que estava preso em uma rede de pesca instalada de forma irregular. O animal, visivelmente exausto após diversas tentativas de se libertar, foi rapidamente retirado da rede pelos policiais e devolvido ao mar em segurança.

A ação rápida e eficaz da guarnição foi essencial para retirar o animal da rede e libertá-lo de volta ao mar em segurança. A instalação de redes de pesca fixas, como as encontradas durante o patrulhamento, é considerada crime ambiental. A pena para esse crime é de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas cumulativamente. Além disso, é uma infração ambiental, que estabelece multa de R$ 700 a R$ 100 mil, dependendo da gravidade do caso.

O resgate do golfinho também está amparado em lei, que proíbe a captura e molestamento de cetáceos, como o golfinho, em águas brasileiras, assegurando sua proteção. A violação dessa lei pode acarretar sanções penais e administrativas rigorosas.

 

Notícias no celular

Whatsapp